Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DO AZEITE DE SACHA INCHI.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015


Azeite de sacha inchi - Foto: Shutterstock

Em vez de azeitonas, sacha inchi. Isso mesmo! Uma semente originária do Peru, e consumida desde o tempo dos incas. Lá, oazeite é extraído a frio dessas sementes, e seu pricipal benefício é a alta porcentagem de ômega-3. Segundo o engenheiro de alimentos Miguel Baltazar, a concentração do nutriente encontrada nesse tipo de azeite só é similar à dos peixes. Um teste realizado em 2007 na Universidade Estadual de Campinas comprovou que o azeite de sacha inchi possui uma concentração de 45% de ácido linolênico (ômega-3) na sua composição, enquanto o azeite de oliva não possui essa substância. Vale lembrar que o organismo não pode produzi-la. Logo, é necessário ingerir alimentos que possuam esse nutriente.

Ele é conhecido por proteger o organismo da propagação das células cancerígenas (metástase), especialmente no caso do câncer de mama, e também por inibir o crescimento do câncer de próstata, cólon e pâncreas. Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute concluiu que os ácidos graxos ômega-3 aumentaram a sobrevida de pacientes com câncer. E, em sociedades onde o consumo de peixe é elevado, como na Grécia ou no Japão, várias pesquisas apontam para uma relação entre a ingestão elevada do nutriente e a baixa incidência de câncer de mama e de doenças cardiovasculares. O azeite de sacha inchi é considerado extravirgem, pois possui 0,4% de acidez e é retirado da primeira prensa das sementes. Sua cor e sabor são semelhantes aos do azeite de oliva. Ainda não é possível encontrar o produto nos supermercados. Mas, segundo Baltazar, em breve o azeite será vendido no país. Hoje, no Peru, a embalagem com 250 ml custa cerca de R$ 16.



-----------------------------------------

Devido ao teor de ômega-3, nozes e óleo de Sacha Inchi podem beneficiar positivamente a saúde cardiovascular. Especificamente, eles podem reduzir os níveis de colesterol, estimular o funcionamento do cérebro, aliviar a rigidez articular, ajudar a manter níveis saudáveis ​​de glicose, manter a pele e cabelo saudável, aliviar a inflamação do corpo, e contribuir a saúde da visão. Estudos científicos especificamente sobre Sacha Inchi são mínimos, neste ponto, mas considerando sua composição, estas são as vantagens da incorporação de mais este superalimento na dieta.

0 comentários:

Postar um comentário