Google Analytics Alternative

FREEKEH - TRIGO VERDE

terça-feira, 20 de outubro de 2015
Originário da Síria, muito popular nos países do Oriente Médio, freekeh é um trigo colhido ainda verde que passa por uma processo de torrefação, uma vez que o grão é colhido ainda jovem fornece mais proteínas, nutrientes e fibras do que muitos grãos, além disso é versátil e de fácil preparação. Ele pode ser usado como um substituto para o arroz, sendo ingrediente em sopas, risotos, saladas, assados.

A popularidade nos restaurantes e o perfil nutricional deu destaque ao grão, que fornece micronutrientes importantes como potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco. Ainda apresentam concentração satisfatória de carotenóides como luteína e zeaxantina, fornecendo proteção contra radicais livres, por ter ação antioxidante. Também é considerado um alimento prebiótico, sendo substrato para bactérias benéficas no intestina, fortalece o sistema imune.

No Brasil é conhecido como trigo verde, ainda é difícil encontrar o grão em supermercados, todavia em lojas de produtos naturais ou especializadas em culinária árabe o acesso é maior. Fonte de carboidratos, pode ser substituto do arroz, é uma boa opção nas dietas vegetarianas. 

O grão é rico em proteínas e fibras, o que contribui ao emagrecimento, já que fornecem saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal, também apresenta baixo índice glicêmico, o que evita elevações na glicemia. 100 gramas de freekeh encontramos aproximadamente 16 g de fibras, valor superior ao arroz integral, que contém 4 g de fibras na mesma quantidade e ao da quinoa, que contém cerca de 5 g de fibras. Consumir grãos integrais está relacionado a prevenção de doenças, especialmente as doenças cardíacas e a longevidade.

Também é uma boa opção de proteína vegetal, assim como a quinoa, 100 gramas do grão contém 12,6 g de proteínas, 14 g fornece a quinoa, enquanto o arroz integral cerca de 8g.

A quantidade ideal a ser consumida varie de acordo com as necessidades calóricas individuais, similar ao arroz integral, 3 colheres de sopa do freekeh, equivalem a uma porção. Pode estar na alimentação em todas as fases da vida, porém como contém glúten, há restrição para o grupo com de pessoas com doença celíaca ou intolerantes.

Por Greice Caroline Baggio Simioni.

0 comentários:

Postar um comentário