Google Analytics Alternative

MUDANÇAS NO COMPOSIÇÃO DO WHEY PROTEIN PODE AFETAR SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS.

domingo, 15 de novembro de 2015
O whey protein, ou proteína do soro do leite, é talvez o suplemento nutricional mais consumido no mundo todo. Suas propriedades funcionais decorrem principalmente da grande quantidade de aminoácidos na sua composição. Ele é rico nos chamados aminoácidos essenciais que, como o próprio nome indica, são nutrientes que nosso organismo não sintetiza, mas requer para inúmeras funções. 

É importante ressaltar que a quantidade desses aminoácidos no whey protein é muito maior do que em outras proteínas, principalmente as proteínas de fontes vegetais, como soja, milho etc. Em relação a outras proteínas, o whey também é muito mais rico em aminoácidos de cadeia ramificada, os chamados BCAA, principalmente a Leucina, identificada como chave no processo de síntese proteica, principalmente na reconstrução muscular pós-exercício. 

Além da indicação para atletas e praticantes de atividades físicas, o whey protein tem várias indicações terapêuticas. Por sua elevada composição em imunoglobulinas, ele pode ser usado como coadjuvante no tratamento do câncer, hepatite, HIV, entre outras doenças. 

No mercado de suplementos nutricionais, encontramos hoje uma situação que requer uma séria consideração. Devido ao fato da matéria prima para elaboração do whey ter um custo elevado, muitos fabricantes fazem uso de estratégias inadequadas para aumentar seu lucro. Uma dessas estratégias é utilizar proteínas vegetais adulterando literalmente o produto que é comercializado como proteína do soro do leite, levando tanto o consumidor como o profissional da saúde ao erro, pois a composição do suplemento fica totalmente alterada, comprometendo seus benefícios funcionais. 

Além da necessária vigilância dos órgãos sanitários, fica uma recomendação ao consumidor, no sentido de procurar produtos com certificação de procedência, que possam inspirar segurança e confiabilidade.

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário