Google Analytics Alternative

FARINHA DE BANANA VERDE, COMO INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
A chamada farinha de banana verde é feita com a fruta que ainda não amadureceu, aproveitando benefícios particulares dessa fase. Um dos principais é a presença do amido resistente, que é digerido apenas no intestino e, por isso, beneficia o organismo fortalecendo a imunidade, melhorando a digestão e controlando os índices glicêmicos.

A farinha é encontrada pronta para comprar em supermercados e lojas de produtos naturais, mas também pode ser preparada em casa. Veja como fazer!
A farinha pode ser usada para complementar iogurtes e vitaminas. Foto: Shutterstock

Aproveite os benefícios da farinha de banana
A banana ainda verde pode ter entre 55% e 93% de amido na forma resistente, um carboidrato mais saudável para o organismo e responsável por diversos benefícios para a saúde. Ele também não se converte em glicose e controla a velocidade com que o açúcar ingerido é liberado na corrente sanguínea.

Antes de amadurecer, a fruta também apresenta menos sacarose, um tipo de açúcar natural, e ainda possui menos calorias e mais fibras que a banana madura, o que melhora o trânsito intestinal.

Assim como a biomassa, a farinha de banana também tem se tornado a queridinha das dietas saudáveis. Além da grande concentração de carboidratos saudáveis e de fibras, a fruta também possui outros nutrientes, como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e proteína. 

Com todas essas propriedades, a farinha de banana ajuda na perda de peso, reduz a produção de insulina, melhora o funcionamento do intestino, evita constipações, fortalece a imunidade e contribui para diminuir o colesterol.

Como incluir no cardápio
Como a banana ainda verde possui um gosto muito amargo e não é agradável para ser consumida pura, a farinha é uma ótima opção para aproveitar os benefícios da fruta. Além disso, não possui glúten e serve como substituta da farinha de trigo para quem possui intolerância alimentar.

É indicado consumir até duas colheres de sopa da farinha por dia, o que equivale a 30 gramas. Ela pode ser comprada pronta ou feita em casa em apenas alguns minutos. Em geral, a banana-prata é a mais recomendada para o preparo da farinha, mas podem ser usados também outras variedades.

Parar preparar o complemento, descasque cerca de dez bananas verdes e corte-as em finas rodelas, colocando-as em assadeiras lado a lado. Leve ao forno até que fiquem completamente ressecadas. Depois, espere esfriar, bata no liquidificador, peneire e guarde em um recipiente escuro e com tampa por até uma semana.

A farinha de banana pode ser incorporada a saladas, frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e sopas, ou integrar massas de tortas e bolos.

O único cuidado necessário é consumir a farinha com moderação, pois, como é um alimento fonte de carboidrato e com bastantes calorias, em excesso pode levar ao aumento de peso e aoacúmulo de gordura. Além disso, muitas fibras e amido resistente podem causar constipação

0 comentários:

Postar um comentário