Google Analytics Alternative

DIETA ANTIINFLAMATÓRIA ACELERA A RECUPERAÇÃO PÓS-TREINO.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Nossa musculatura sofre processos inflamatórios todos os dias, a todo momento. Uma caminhada ou a movimentação natural do corpo no dia a dia é suficiente para iniciá-los. Em quem pratica atividade física, portanto, a inflamação é potencializada. “Correr, assim como praticar outros tipos de exercício, gera diversas microlesões no tecido muscular”, diz a nutricionista Carina Amorim, de São Paulo. “Após um treino, a inflamação ocorre com a finalidade de promover o reparo e a remodelagem do tecido. Se o corredor não possui uma boa defesa anti-inflamatória, vai demorar mais para se recuperar, além de aumentar o risco de sofrer fadiga, lesões e até overtraining”, completa.

Uma maneira eficiente de otimizar esse processo é por meio da nutrição. Alimentos com poder anti-inflamatório e antioxidante (que combate os radicais livres, aceleradores do envelhecimento e nocivos aos tecidos do corpo) são os indicados. “Carboidratos integrais e de baixo índice glicêmico são boas apostas, enquanto os refinados favorecem a inflamação e ainda são pobres em nutrientes”, observa a nutricionista.

Gorduras saudáveis também são importantes. “Consuma peixes como sardinha, atum e salmão pelo menos três vezes por semana”, fala Carina. Azeite de oliva, abacate, castanhas e nozes e sementes de chia, linhaça e abóbora entram nesse grupo. Gengibre, tomate (de preferência, na forma de suco ou molho), açaí (sem xarope nem açúcar), frutas vermelhas e folhas verde-escuras idem. “Por outro lado, é importante banir produtos processados e industrializados, com sal, açúcar, gordura, corante e conservantes em excesso, ingredientes altamente inflamatórios”, acrescenta.

Alimentos com poder anti-inflamatório são melhor aproveitados quando ingeridos depois dos treinos. “Não precisa ser imediatamente após o término, mas ao longo do dia”, comenta Carina.

Sem neura
A nutricionista explica que não se trata de evitar a inflamação de forma obcecada, pois ela é necessária para a adaptação do organismo aos exercícios. “Mas o ideal é manter o equilíbrio entre a inflamação e o processo anti-inflamatório, que vai favorecer a recuperação pós-corrida.”

Às compras!
Acompanhe o que não pode faltar na dieta para controlar a inflamação e se recuperar melhor dos treinos:
Gengibre
Vitamina C (laranja, limão, kiwi, caju, tomate, acerola e goiaba)
Ômega-3 (sardinha, salmão, atum, semente de chia e linhaça)
Chocolate amargo (acima de 70% cacau)
Oleaginosas (castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas, nozes, avelãs, macadâmia)
Abacate
Açaí
Chá verde
Azeite de oliva extra virgem
Própolis
Cúrcuma (ou açafrão-da-terra)

Fonte: Sua Corrida.

0 comentários:

Postar um comentário