Google Analytics Alternative

WHEY PROTEIN NA SAÚDE.

sábado, 12 de março de 2016
O suplemento alimentar mais “famoso” utilizado no esporte é o WHEY PROTEIN, suplemento proteico à base de soro de leite. Hoje, seu uso é difundido, principalmente, entre os praticantes de musculação, porém sua indicação, segundo pesquisas recentes, é muito mais ampla, pelos benefícios tanto para atletas quanto pessoas ativas ou não, de diversas idades, por ser uma fonte natural e segura de proteína de alto valor biológico. 

Garantir o aporte ideal de proteínas na dieta não é tarefa fácil, os alimentos proteicos são, em sua maioria, perecíveis e requerem refrigeração, dificultando a sua disponibilidade no dia a dia corrido das pessoas.

Uma dieta equilibrada, adequada no seu aporte proteico, garantirá um controle mais efetivo do apetite, contribuindo para o emagrecimento. Contrariando o que a maioria das pessoas tem como hábito e as dietas tradicionais preconizam, o consumo de proteína associado aos alimentos energéticos é importante em todas as refeições, inclusive nas intermediárias. Chega de lanchinhos à base de frutas ou barras de cereais somente! Isso se deve ao fato de que as proteínas em geral levam mais tempo para serem digeridas em comparação ao carboidrato. Quando consumimos alimentos proteicos associados aos energéticos (carboidrato), a digestão em geral se torna mais lenta e a absorção da glicose proveniente do carboidrato se faz de forma gradual, evitando os temidos picos glicêmicos e as consequentes quedas da glicemia, que normalmente acontecem quando se consome somente carboidratos em uma refeição. Queda glicêmica é sinal de fome e diminuição metabólica, o organismo se vê sem energia e passa a gastar muito menos, não consegue queimar gorduras e o pior, usa massa muscular como fonte de energia. 

O PROCESSO DE FILTRAÇÃO DETERMINA O TIPO DE WHEY PROTEIN 
A obtenção do whey é iniciada no processo de fabricação do queijo, no qual o soro do leite é filtrado e separado. Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria e somente a partir do anos 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas. O resultado é uma proteína de altíssima qualidade, fonte de aminoácidos essenciais que cumprem várias funções no organismo, que chamamos de propriedades biológicas. Existem três tipos de whey protein no mercado:

1) WHEY PROTEIN CONCENTRADO (WPC): É uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos à proteína do leite e os intolerantes à lactose.

2) WHEY PROTEIN ISOLADO (WPI): Esse tipo de whey é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância a lactose), gordura e colesterol. O processo de filtração quebra a estrutura das proteínas. Esse tipo de Whey é indicado principalmente no pós-treino imediato devido à sua rápida absorção e garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular. 
Com o avanço dos processos tecnológicos, hoje temos dois tipos diferentes de wheys isolados com características e propriedades diferentes:

• ISOLADO ION-CHANGE: Em português, whey isolado por troca-iônica. O whey é aquecido e as proteínas passam por um processo químico para separá-las e quebrá-las. Este método é o mais antigo e tem desvantagens, pois o aquecimento desnatura as proteínas e o processo químico aumenta demasiadamente a quantidade de sódio do produto. 

• ISOLADO MICRO-FILTRADO A FRIO: É o processo mais moderno de filtração que garante a integridade e a pureza das proteínas. A filtragem das proteínas é mecânica, por vários tipos de filtros e ocorre em baixas temperaturas garantindo que as frações quebradas de proteína mantenham-se bioativas, ou seja, não sofram desnaturação garantindo a funcionalidade biológica das mesmas (imunológicas, moduladoras hormonais entre outras funções). Não passando por processamento químico, este whey é o que apresenta o mais baixo teor de sódio.

3) WHEY PROTEIN HIDROLISADO (WPH): O whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e a absorção se tornem ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey 100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose e/ou alergia as proteínas de origem animal. 

4) BLENS PROTEICOS: Este tipo de suplemento proteico é o que mais cresce no mercado americano e está chegando com força no Brasil. constitui-se de um mix de tipos diferentes de proteínas com o objetivo de prolongar o tempo de absorção das mesmas garantindo o aporte gradual e constante de aminoácidos. Os blends são compostos a base de whey protein e suas diferentes filtrações e processamentos, caseína e outros tipos de proteína como a de soja e a albumina proveniente do ovo. A whey protein é rapidamente absorvida entre 30 e 60 minutos. A soja e a albumina são proteínas de absorção intermediária, entre 60 e 120 minutos. E a caseína é uma proteína de absorção lenta, requerendo entre três e cinco horas. Existem produtos que têm na sua composição os 3 tipos de whey protein (Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado), outros produtos que além dos 3 tipos de whey, tem também a albumina ( proteína do ovo), a caseína (outro tipo de proteína do leite) e alguns tem, além das proteínas de origem animal citadas acima, proteínas de origem vegetal, que é o caso da soja.

As indústrias de suplementos nutricionais têm pensado cada vez mais na praticidade e hoje o mercado apresenta varias versões de whey protein: em pó, líquidas em embalagens prontas para o consumo e fazendo parte da composição das barras proteicas.

WHEY PROTEIN NA SAÚDE, AMPLIANDO OS BENEFÍCIOS DO USO DE WHEY PROTEIN
Hoje o Whey Protein não está mais associado somente ao esporte e definição muscular. É visto como um suplemento alimentar extremamente versátil e a cada dia surgem novas aplicações e benefícios do seu uso. Os olhos da ciência recentemente estão se voltando para outros usos do whey protein que, de acordo com evidências científicas, pode atuar beneficamente em várias condições de saúde específicas, como câncer, hepatite, HIV, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, doenças gastrointestinais e também agindo como antimicrobiano além de sua atuação em outras condições de saúde.

A correlação do consumo de Whey Protein e a prevenção e tratamento do câncer tem sido pesquisada extensivamente e a estimulação de glutationa parece ser o principal mecanismo de modulação (aumento) da imunidade, whey protein é muito rico no aminoácido cisteína, precursor da glutationa. Whey protein é rico em lactoferrina, beta-lactoglobulina, albumina sérica entre outras estruturas proteicas com propriedades imunomoduladoras.

Além dos benefícios fisiológicos do uso de whey protein, é importante também levar-se em consideração a indisposição, a anorexia e os enjoos característicos causados pelos tratamentos quiminoterápticos e radioterápticos causando perda de peso e carências nutricionais severas.

Whey protein é versátil, tem sabor agradável e poderá, associado à alimentos complementares, compor refeições líquidas de fácil aceitação e digestão, o tipo de whey protein a ser utilizado dependerá sempre do objetivo e momento do uso bem como a tolerância individual à proteína e componentes do leite. O Whey protein isolado por exemplo, tem rápida digestão e absorção, é livre de lactose podendo ser usado por intolerantes à lactose e à proteína do leite, no esporte, é o tipo de whey protein mais indicado no pós-treino imediato. Os blends proteicos, por sua vez, devido à absorção gradual são uma ótima opção para os lanches intermediários, garantindo saciedade.

A praticidade e ótima digestibilidade do whey protein é uma alternativa eficiente para crianças e adolescentes inapetentes, com maus hábitos alimentares e para a população sênior que também por inapetência, agravados por problemas de mastigação e digestão característicos da idade, naturalmente deixam de consumir os alimentos proteicos convencionais. Garantir o aporte de proteína da dieta é imprescindível para o crescimento saudável e principalmente, a manutenção da saúde e vigor físico.

Porém nem todos os Wheys protein disponíveis no mercado hoje são iguais. Para que se possa beneficiar-se de suas propriedades fisiológicas é essencial que durante o seu beneficiamento as proteínas não sofram tratamento térmico ou químico e assim as estruturas proteicas não desnaturem, mantendo-se íntegras com suas propriedades fisiológicas preservadas, o único processo industrial que garante a integridade das proteínas é a micro-filtragem à frio.

É o suplementação alimentar ampliando seus horizontes e se tornando parceira das pessoas em busca de mais saúde, beleza e performance e seguramente, com o avanço da ciência na área da medicina preventiva, novos benefícios do seu uso estão por vir!

Referencias
1. Burke DG, Chilibeck PD, Davidson KS, et al. The effect of whey protein supplementation with and without creatine monohydrate combined with resistance training on lean tissue mass and muscle strength. Int J Sport Nutr Exerc Metab 2001;11:349-364.
2. Ha E, Zemel MB. Functional properties of whey, whey components, and essential amino acids: mechanisms underlying health benefits for active people (review). J Nutr Biochem 2003;14:251-258.
3. Bounous G, Gold P. The biological activity of undenatured dietary whey proteins: role of glutathione. Clin Invest Med 1991;14:296-309.
4. Bounous G. Whey protein concentrate (WPC) and glutathione modulation in cancer treatment. Anticancer Res 2000;20:4785-4792.

0 comentários:

Postar um comentário