Google Analytics Alternative

SUPLEMENTOS QUE PODEM MELHORAR A PERFORMANCE NA PRÁTICA ESPORTIVA.

domingo, 3 de abril de 2016
O fisiologista Turibio Barros e a nutricionista Cristiane Perroni, em artigos anteriores, afirmaram que a utilização de suplementos nutricionais é uma excelente estratégia na busca pela melhora da performance. Entretanto, cada suplemento tem uma indicação de acordo com a modalidade, fase de treino, dose e tempo de uso. Entenda os tipos e saiba mais sobre suas indicações:

01 WHEY PROTEIN
Whey protein: um dos suplementos mais consumidos por quem faz atividade física (Foto: Getty Images)

A proteína do soro do leite é um dos suplementos mais consumidos por praticantes de atividade física com objetivo de aumento de massa muscular, recuperação muscular e diminuir índice de lesões. Essa proteína é altamente digerível e rapidamente absorvida pelo organismo. Apresenta excelente quantidades de aminoácidos essenciais e elevadas concentrações dos aminoácidos triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina. Tem importante papel durante a recuperação pós-exercício. O consumo diário deve ser ajustado pelo peso corporal e de acordo com a quantidade de exercícios realizados. 

02 MALTODEXTRINA
Maltodextrina: é indicada para quem pratica a corrida consumir logo após o treinamento (Foto: Eu Atleta)
Carboidrato de fácil digestão e absorção. Costuma ser indicado como fonte de energia para ser consumido antes das atividades físicas. Neste caso é importante assegurar sua adequada diluição para possibilitar o rápido esvaziamento gástrico. Tem ampla indicação no ajuste do aporte calórico diário para ganho de massa muscular, além de ser nutriente fundamental para reposição de energia no pós-exercício imediato associado à proteína. Para os praticantes de corridas, a maltodextrina deve ser consumida imediatamente após um treino ou uma prova para repor o mais rápido possível o glicogênio muscular.

03 BCAA 
BCAA: o seu consumo deve ser sempre associado ao pós-exercício e de imediato (Foto: Editoria de Arte)
Aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAA são três aminoácidos: Leucina, Valina e Isoleucina. São nutrientes que podem ser utilizados como fonte de energia, porém seu papel comprovado pela ciência tem sido cada vez mais associado ao mecanismo de reparação do dano tecidual causado pelo exercício. Dos três aminoácidos, a Leucina parece ser o nutriente com maior importância no mecanismo de recuperação. Seu consumo deve ser sempre associado ao pós-exercício imediato.

04 GLUTAMINA
Glutamina: atua para melhora de doenças intestinais e diminui infecções respiratórias (Foto: Getty Images)
É um dos aminoácidos constituintes das proteínas e o mais abundante no plasma e tecidos, principalmente no muscular. Ela exerce funções como: diminuição do catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) muscular proteico e melhora de doenças intestinais (ex: síndrome do cólon irritável) e desintoxicação da amônia. Estudos demonstraram que uma dose de 5g de glutamina em 330ml de água, fornecido para corredores de média e longa distâncias, logo após treino intenso, foi suficiente para diminuir a incidência de infecções respiratórias nos sete dias após o exercício. A forma mais encontrada é a L–Glutamina (glutamina livre).

05 CREATINA
Creatina: indicada para quem faz atividades de força, como musculação e corridas rápidas (Foto: Getty)
Nutriente sintetizado a partir de três aminoácidos: Glicina, Arginina e Metionina. É um composto que existe armazenado nas células musculares. Sua ligação com o radical fosfato armazena energia para ser utilizada na contração muscular. Quando se associa a creatina com o exercício de força, as células musculares tendem a desencadear um mecanismo de ativação enzimática, que resulta em maior síntese de proteínas e aumento da massa muscular. É Indicada para quem faz atividades de força como a musculação, lutas, levantamento de peso, modalidades coletivas, corridas de curta duração e atividades que durem até 150 segundos ou tenham “sprints”. 

Fonte: Eu Atleta.

0 comentários:

Postar um comentário