Google Analytics Alternative

TIPOS DE CONTAMINAÇÃO NOS ALIMENTOS.

quarta-feira, 27 de abril de 2016
As Boas Práticas de Fabricação estão relacionadas com o conjunto de procedimentos adotados pelo estabelecimento para garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos e embalagens servidos aos consumidores. Na ausência destes procedimentos ocorre a contaminação.

A contaminação é a presença indesejável de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento, podendo ser dividida em três grupos:
Contaminação Física: causada por materiais que podem machucar como: cabelo, caco de vidro, pedras, prego, grampos, anzol e adornos.
Contaminação Química: causada por materiais que podem causar doenças ou matar como: pesticidas, aditivos alimentares, substâncias hormonais, metais pesados, produtos de limpeza, agrotóxicos e sanitizantes.
Contaminação Biológica: causada pela presença de microrganismos indesejáveis nos alimentos que podem causar intoxicações alimentares ou matar como: bactérias, fungos (bolores/ mofos), parasitas e vírus.

Além disso, a contaminação pode acontecer através de duas maneiras. São elas:
Contaminação de Origem: considerando que todo alimento possui certa quantidade de microrganismos, é necessário impedir o aumento da contaminação, sobrevivência e multiplicação destes microrganismos.
Contaminação Cruzada: é a transferência de microrganismos de um alimento ou superfície para outro alimento através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipular. Exemplos:
o De um objeto para outro objeto;
o De um alimento para outro alimento;
o De um alimento para um objeto e vice-versa.

Portanto, atenção e cuidado!

Os microrganismos estão presentes em todos os lugares.
Por isso é importante à prática de higiene constante para reduzir os riscos de contaminação.

Confira as dicas de como evitar a Contaminação!
Higienizar frequentemente as mãos;
Manipular corretamente os alimentos;
Manter mesas, bancadas e tábuas sempre limpos;
Armazenar corretamente os alimentos (protegendo);
Cozinhar bem os alimentos e não misturar com os in natura.

Implante em seu estabelecimento as Tábuas de Corte Coloridas!

O uso destas tábuas de polietileno é recomendado pela ANVISA, porém devem ser descartadas com o tempo porque podem aparecer fissuras provocadas pelas facas. Essas fissuras podem acumular restos de comida e favorecer a multiplicação de bactérias e a contaminação entre os alimentos.

Fonte: Nutrisafety.

0 comentários:

Postar um comentário