Google Analytics Alternative

VOCÊ SABE LER OS RÓTULOS DE ALIMENTOS?

segunda-feira, 11 de abril de 2016
A Rotulagem Nutricional de um produto no Brasil é controlada pela Anvisa (Foto: Getty Images)

A Rotulagem Nutricional de um produto no Brasil é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e tem como objetivo informar ao consumidor sobre a especificação correta de quantidade, composição, qualidade e validade de um produto em determinada porção, baseadas em uma dieta de 2000 calorias. É necessário conter a quantidade em gramas, em medidas caseiras, e os valores diários de ingestão (%VD).

Os rótulos possuem função informativa e publicitária para que o consumidor escolha corretamente o produto, saiba o que está comprando e se oferece riscos à saúde.


Legenda:
1. Porção é a quantidade que uma pessoa deve comer por vez para compor uma alimentação saudável.
2. Medida caseira indica a medida utilizada em casa para medir esta porção.
3. Valor diário indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias.
4. Os valores diários são calculados com base em uma dieta média de 2000kcal, mas este valor vai depender de cada pessoa e conforme seu peso, idade e altura, pode ser maior ou menor. Este valor é calculado pelo nutricionista para compor sua dieta.

Informações importantes que devemos observar:
- A quantidade total do produto na embalagem e a porção que está descrita no rótulo (exemplo: ele informa o valor nutricional da porção em 20g, mas o pacote tem 100g)

- Data de fabricação e prazo de validade: informações sobre a segurança do alimento, se o produto está apto ao consumo e até quando, diminuindo riscos de contaminação e garantindo maior aproveitamento do produto para o consumo

- Valor energético (calorias), quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, fibra alimentar e sódio. Podem ainda conter informações sobre vitaminas, minerais, aminoácidos e etc.


Ingredientes: quanto menor o número de itens
mais natural é o alimento (Foto: Getty Images)
- Descrição de todos os ingredientes por ordem decrescente, o que possui maior quantidade para o de menor quantidade (por exemplo: pão integral deve iniciar com farinha de trigo integral e não farinha de trigo enriquecida)

- Observe a quantidade de ingredientes, quanto menor o número de itens normalmente mais natural é o alimento (Por exemplo: Iogurtes)

- O percentual das porções nos rótulos (%VD) é baseado em dietas de 2000 calorias consideradas “saudáveis” para a população, entretanto as necessidades nutricionais individuais podem ser maiores ou menores do que este valor padrão, a descrição é apenas uma “base”

- Rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares: 
trigo, centeio, cevada, aveia, crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leites de todas as espécies de animais mamíferos, amêndoa (Prunus dulcis, sin.:Prunusamygdalus, Amygdaluscommunis L.), avelãs (Corylus spp.), castanha-de-caju (Anacardium occidentale), castanha-do-brasil\ castanha-do-pará (Bertholletia excelsa), macadâmias (Macadamia spp.), nozes (Juglans spp.), pecãs (Carya spp.), pistaches (Pistacia spp.), pinoli (Pinus spp.), castanhas (Castanea spp.), látex natural

Descrição dos ingredientes: pão integral deve iniciar c
om farinha de trigo integral e não farinha de trigo enriquecida (Foto: Getty Images)
Cuide-se e preste atenção:
- Evite o consumo de alimentos que contenham gordura trans

- Consuma de 25 a 30g de fibras diariamente, dê preferência para alimentos ricos em fibras, eles auxiliam no funcionamento intestinal, promovem maior saciedade, colaboram para redução do colesterol e melhor controle glicêmico, entre outras propriedades.

- Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a recomendação de ingestão de sal deve ser até 5 gramas/dia ou 2000mg de sódio. A ingestão do brasileiro está em torno de 12g de sal/dia, mais do dobro da quantidade recomendada.

- “Sem lactose” nem sempre significa que não possui proteína do leite. Iogurtes LACFREE/sem lactose muitas vezes são adicionados da enzima lactase e contém proteínas do leite

- Indivíduos alérgicos ou intolerantes precisam ter atenção redobrada a leitura dos ingredientes. Atenção a expressões como “podem conter traços” ou “pode conter”, está relacionado a produtos que são fabricados com utensílios compartilhados, podendo haver risco de contaminação cruzada.

- Qualquer dúvida sobre o produto entre em contato com o Serviço de atendimento ao cliente - SAC do fabricante.

Tenha mais atenção na compra do produto e na leitura dos rótulos, desta forma irá comprar alimentos que ajudam na promoção da saúde e evitar aqueles prejudiciais ou que podem oferecer riscos a sua saúde. 

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário