Google Analytics Alternative

12 ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

sábado, 7 de maio de 2016
Seguir uma alimentação saudável é primordial para se viver bem, todos sabemos, bem como exercícios físicos, boa saúde mental e espiritual. Por essa razão, nos últimos anos vimos o mercado healthy food crescer exponencialmente com a descoberta de novos produtos (ou velhos com novos benefícios) que podem proporcionar bem estar a quem os consome. 

Frequentemente estudos são realizados para a descoberta de novas tendências alimentares, e essas sem dúvida chegaram para ficar, e conquistar um lugar especial no coração dos fãs de comidinhas saudáveis:

Kefir
Bebida fermentada à base de leite, de sabor levemente mais ácido que o iogurte. É feita a partir de colônias específicas de bactérias, chamados grãos de kefir, que após utilizados devem ser "realimentadas" com mais leite, semelhante ao preparo de pães de fermentação natural. Tais grãos precisam de uma cultura especial, de difícil industrialização, e por isso existem até bancos de doadores desses. O kefir turbina a imunidade, auxiliando diretamente na saúde respiratória, combate problemas intestinais, articulares, ansiedade, depressão, além de diminuir o LDL, ansiedade e depressão. 

Seitan
Mais conhecido como carne de glúten , é um alimento oriental feito a partir da proteína do trigo. Faz-se uma massa, que depois é lavada em água corrente para retirar a gordura e os carboidratos. Depois, é cozida em molho de soja, o que confere ao seitan uma consistência dura, a ponto de ser cortada, e por isso substitui a carne nas dietas vegetarianas. 

Alho negro
É o alho comum que conhecemos, que após um processo de maturação e fermentação, fica mais cremoso, adocicado e sem aquele cheiro forte, conquistando os mais diversos paladares, além de ganhar benefícios extras, como regulação da pressão e do colesterol, ação antioxidante, termogênica e redutora de gordura, além de antiviral e antigripal.

Matchá
Feito a partir da mesma planta do chá verde, porém sua produção artesanal faz com que o pó seja mais concentrado em clorofila, flavonóides e cafeína, o que aumenta seu poder antioxidante, acelerando o metabolismo e ajudando na recuperação muscular. Pode ser consumido como chá, mas tem sido bastante em receitas, como bebidas, doces, bolo, pães e outras. 

Gooseberry
É a famosa groselha, que geralmente consumimos na forma de xarope e suco. No seu formato original, ou seja, como fruta combina muito bem com doces e pode também ser encontrada desidratada, tal como damasco, uva passa e outras. Tem propriedades antioxidantes, poucas calorias, além de vitaminas do complexo B e uma série de minerais importantes para saúde, como cobre , cálcio, fósforo, manganês, magnésio e potássio.

Nuts
Castanhas, nozes e amêndoas têm caído cada vez mais no gosto popular. Seja na forma de lanchinhos para as refeições intermediárias, farinhas ou leite, são ótimas fontes de energia pro organismo, como alternativas para quem tem intolerâncias à lactose e ao glúten. Os leites vegetais ainda podem ser encontrados a partir de soja, arroz, aveia e quinoa, e ainda podem ser feitos em casa, uma forma de poupar o bolso.

Coco
Fontes alegam que o coco se tornou a nova quinoa, por conta sua versatilidade. Água, ralado, farinha, óleo, açúcar, manteiga e leite são as formas que encontramos no mercado (algumas até conseguimos fazer em casa), e essa fruta pode ainda complementar diversas receitas, conferindo um sabor fantástico. Sua gordura tem propriedades terapêuticas, antimicrobianas, e sua água, alto poder de hidratação.

Algas
Geralmente usadas nos sushis e temakis, as algas possuem diversos benefícios à saúde como redução de 50 a 60% na incidência de câncer, bom funcionamento da tireoide, além de vitaminas e minerais. Têm uma composição gelatinosa e alto teor de fibras, dando volume à refeição em sopas, saladas ou acompanhamentos, e sem calorias, ajudam no emagrecimento. São tipos de algas: ágar-ágar, arame, dulse, irish moss, kombu, nori e wakame.

Missô
Pasta feita a partir de soja, é bastante utilizada na culinária oriental, pode ser usada como substituto de laticínios (leite e manteiga) em diversas receitas, bem como molho para saladas, patês e pastinhas doces para passar na torrada. Mas seu consumo deve ser até de 2 colheres (chá) por dia, por sua composição levar sal. É desintoxicante, fonte de vitamina B12 e restaura a flora intestinal, fortalecendo a imunidade. 

Skyr
Assim como o kefir, é um produto fermentado à base de leite, porém utilizam-se outros tipos de bactérias e retira-se toda a gordura para seu preparo. O resultado é um creme semelhante ao iogurte grego, rico em proteína (17g/porção), cálcio (satisfaz 20% das necessidades diárias) e baixo teor de gordura. Faz parte da culinária típica da Islândia desde a Idade Média e ainda não chegou ao Brasil. 

Rooibos tea
Infusão feita a partir de uma planta de origem africana, de sabor suave e adocicado, tem se tornado cada vez mais popular devido às suas propriedades semelhantes ao chá vermelho. Possui propriedades que protegem o sistema cardiovascular, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e no tratamento de dores de cabeça, insônia, dor de estômago, cólicas e irritabilidade.

Leguminosas
Esses grãos em geral ganharam bastante destaque devido à sua capacidade de substituir a carne como fonte de proteína em dietas vegetarianas. Feijão, soja, amendoim, ervilha, lentilha e grão de bico são os mais comumente usados, e esse último ainda chama a atenção pela sua quantidade de triptofano, aminoácido ligado à sensação de bem estar.

1 comentários:

{ Blog - Probióticos Brasil } at: 6 de outubro de 2016 às 14:27 disse...

Esse site tem um cadastro de doadores de Probióticos (Kefir) e outros em todo o Brasil. Acesse o site, encontre a bandeira do seu Estado e entre em contato com o doador mais próximo de você. http://www.probioticosbrasil.com.br/

Postar um comentário