Google Analytics Alternative

RELAÇÃO ENTRE LEITE E EMAGRECIMENTO.

sexta-feira, 17 de junho de 2016
Novos Estudos Comprovam a Relação do Leite com o Emagrecimento

1) Existe relação entre o consumo de leite e perda de peso?
O leite é muito conhecido pela importante função que um dos seus nutrientes principais, o cálcio, exerce na formação de ossos e dentes. No entanto, há algum tempo vem se discutindo a importância da ingestão de leite e seus derivados para uma dieta saudável e nutritiva. Segundo o recente estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, pela pesquisadora Marta Van Loan, PhD. da Universidade da Califórnia (EUA), o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. 

O artigo mostra que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade. Além disso, programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas pobres neste alimento. 
De acordo com o estudo, isto acontece porque o alto teor de cálcio presente no leite estimula a queima de gordura no organismo, o aumento de peso. Já a falta de cálcio estimula as células de gordura a aumentar seus estoques, e diminui a queima de gordura. Outro mecanismo da ação do cálcio é baseado no fato deste nutriente ter o potencial de se ligar a molécula de gordura e, com isso, impedir sua absorção pelas células. 

2) Profissionais da área da saúde recomendam o leite em dietas de emagrecimento?
No Brasil, profissionais da área da saúde apostam no alimento como um importante coadjuvante no processo de emagrecimento. O consumo regular é recomendado para as suas pacientes e os resultados podem ser facilmente observados. O leite, por seu alto teor de proteínas, está relacionado ao aumento da sensação de saciedade. Além disso, as proteínas também favorecem os processos de crescimento e renovação dos músculos e por isso é um alimento importante para praticantes de exercícios. Em relação ao efeito do cálcio na prevenção da obesidade e na manutenção do peso, observa-se um resultado efetivo conforme o consumo ao longo do tempo.
O ideal é que uma pessoa ingira entre 1000mg e 1200mg de cálcio por dia. Como o leite é a principal fonte deste nutriente, se a pessoa ingerir apenas leite para alcançar a recomendação de cálcio, o consumo deve ser de três a quatro copos por dia 

A conclusão do artigo propõe que o leite, além de nutritivo e do papel importante que exerce no controle do peso corporal, deve ser utilizado por pessoas de todas as idades. Trata-se de um alimento rico em cálcio, proteínas e outros nutrientes, como fósforo e zinco, que atuam de forma importante na nutrição do corpo 

3) Qual é a quantidade de cálcio contida em uma porção de leite?


Alimento                         Porção (ml)    Cálcio (mg)

Leite desnatado               236                  288
Leite semidesnatado        236                  283
Leite integral                   236                  278

Fonte: Nutrição em Pauta.

0 comentários:

Postar um comentário