Google Analytics Alternative

12 DICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Emagrecer e conseguir o peso ideal tem sido metas cada vez mais comum atualmente. Para que haja o emagrecimento, muitas pessoas procuram por profissionais que possam controlar o metabolismo e, assim, acelerá-lo. Alguns possuem a capacidade de queimar calorias com facilidade, outras não. 

O metabolismo é uma reação química e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Engloba o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias sofrem dentro do corpo. É responsável pela perda de peso, de acordo com o nosso estilo de vida. Muitas pessoas acabam engordando por causa da pouca velocidade do processo metabólico, principalmente aqueles que não praticam esportes e não se alimentam de maneira adequada.

“Metabolismo é a taxa com que o organismo queima calorias para se manter vivo, dividindo-se em anabolismo, conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores, e catabolismo, conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores”, explica o médico da Bio Ritmo, Luiz Carlos Carnevali Junior.

O catabolismo é o estado do organismo em que há a quebra do tecido muscular. Já o anabolismo é a que constrói o tecido muscular. Para quem faz dietas, por exemplo, o individuo sofre o catabolismo, quebrando o tecido, ocorrendo a diminuição de peso.

De acordo com o especialista, a dificuldade de manter o peso ideal pode estar ligada diretamente ao funcionamento do metabolismo. Quando se há a desordem, é preciso trabalhar os processos para que se corrija a questão.

Praticar esportes no dia a dia é essencial para que o processo metabólico esteja sempre em dia. Dormir corretamente é imprescindível para que tudo ocorra de forma correta com o metabolismo.

Não pular refeições e manter uma alimentação saudável ajuda a acelerar o metabolismo. Alimentos gordurosos e ricos em açúcar devem ser excluídos do cardápio. Segundo a nutricionista da Bio Ritmo, Fulvia Gomes Harzabedjan, é preciso ingerir nutrientes que podem acelerar o processo. “É necessário consumir fibras, já que levam um maior tempo para serem digeridas e estendem a saciedade. É importante que o aparelho digestivo tenha um bom funcionamento para que o metabolismo funcione de forma eficiente”, diz a profissional.

12 dicas dos especialistas para acelerar o metabolismo 
  1. Praticar o treino intervalado, um método de atividade que consiste em alternar exercícios com intensidades alta, média e baixa, por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois do exercício, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.
  2. Realizar exercícios que estimulem a maior quantidade músculos possível, assim a taxa metabólica aumenta, bem como o gasto energético a base de gorduras. Neste caso, o trabalho de musculação é o mais indicado.
  3. A ingestão de água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular. Auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na regulação térmica. Além disso, atua em diversas reações de digestão e absorção de nutrientes. Ingerir água fria faz com que o corpo trabalhe mais para adequar a temperatura da água ao corporal, e este processo acelera o metabolismo. Indicação de consumo: fracionada, ao longo do dia.
  4. O consumo do chá verde possui substâncias antioxidantes, que agem no combate ao envelhecimento das células, colaborando assim para a prevenção de doenças como alguns tipos de câncer. A bebida auxilia na perda de peso devido à cafeína presente em sua composição, que influencia no aumento da velocidade do metabolismo. Indicação de consumo: ao longo do dia, longe das refeições, e em alguns casos, antes do treino. Pesquisas recentes indicam compostos com função termogênica, além da cafeína, presentes no produto.
  5. Ingestão de frutas ricas em água e vitamina C, com baixo teor calórico, como a laranja. Esses alimentos auxiliam na regulação da insulina, hormônio que, em elevadas concentrações, geram um maior acúmulo de gorduras. Indicação de consumo: como suco no café da manhã ou sobremesa do almoço.
  6. Alimentos ricos em vitamina C e cálcio, como o brócolis, colaboram para uma diminuição na porcentagem de gordura corporal por possuir grandes concentrações de ácido alfalipóico, que assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina. Indicação de consumo: no vapor, cozido ou refogado, acompanha bem carnes e grãos no almoço e jantar.
  7. Alimentos ricos em cálcio, como o leite, são importantes. Este é um nutriente fundamental para a manutenção da saúde óssea, e também contém proteínas, que contribuem para a formação de massa muscular. Indicação de consumo: no café da manhã, lanches intermediários ou até no pós-treino.
  8. Consumir pimentas, pois elas possuem uma substância chamada capsaicina, que, segundo estudos, traz vários benefícios à saúde, dentre eles o estímulo ao sistema nervoso simpático que libera mais catecolaminas, levando a uma diminuição do apetite e, como consequência, a diminuição da ingestão calórica ao longo do dia. Indicação de consumo: no tempero de carnes, peixes, frangos e vegetais.
  9. Inserir o salmão no cardápio. Ele é rico em ômega-3, um acido graxo essencial que previne doenças cardiovasculares e aumenta o metabolismo basal. Indicação de consumo: boa fonte proteica para almoço e jantar.
  10. Alimento com baixo valor calórico, rico em vitaminas B3, B6 e C, o gengibre possui ação antioxidante. Indicação de consumo: sucos, chás ou como tempero para carnes ou vegetais cozidos.
  11. Consumir amêndoas e nozes, que são ricas em ácidos graxos monoinsaturados. Assim como o ômega-3 aumentam o metabolismo basal. Indicação de consumo: sem exageros, nos intervalos das refeições ou em saladas.
  12. Colocar na dieta a aveia, que é rica em fibras solúveis e insolúveis, por isso, auxilia no controle da perda de peso. O alimento aumenta a sensação de saciedade. Indicação de consumo: no café da manhã ou lanche em vitaminas, com iogurte e/ou com frutas.
Fonte: Sua corrida.

0 comentários:

Postar um comentário