Google Analytics Alternative

CÁLCIO PREVINE A OSTEOPOROSE E BENEFICIA A SAÚDE.

sábado, 6 de agosto de 2016
O cálcio é um dos minerais mais abundantes no organismo. Só para ter ideia de como essa distribuição acontece, 99% está em tecidos duros como ossos e dentes, e 1% está presente no sangue e em fluidos celulares.

“Esse mineral é essencial para a formação e manutenção da massa óssea, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. É importante também para a coagulação sanguínea e liberação de hormônios. Lembrando que o esqueleto é o principal reservatório de cálcio no corpo”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.

FOTO: Shutterstock Images

Consumo ideal de cálcio
Esse nutriente deve ser consumido diariamente e em doses generosas: entre 1 e 1,2g. Quando existe carência do mineral, os sintomas são problemas de coagulação e contrações musculares involuntárias, mas os mais graves são silenciosos e aparecem na forma de raquitismo e osteoporose.

“Já o cálcio em altas doses pode causar dores musculares, fraqueza, sede, desidratação, enjoo, hipercalcemia (quando o mineral se acumula no sangue) e cálculos renais”, complementa a nutricionista Lilian Speziali.

Onde encontrar?
A princípio, uma necessidade tão alta de cálcio por dia pode assustar, mas vale dizer que o nutriente está presente em muitos e variados alimentos, o que facilita bastante a manutenção da saúde.

“Boas fontes são encontradas nas hortaliças de folhas verde-escuras, na sardinha, gergelim, algumas oleaginosas, leite e derivados. Apesar da boa fama que têm leite e derivados, os vegetais são tanto ou mais ricos em cálcio do que o leite, além de fornecerem o nutriente em uma versão de maior biodisponibilidade”, afirma Greice.

Fonte: Alto Astral. 

0 comentários:

Postar um comentário