Google Analytics Alternative

FRUTAS AJUDAM NO EMAGRECIMENTO.

sábado, 6 de agosto de 2016
É impossível falar em emagrecimento ou controle de peso sem pensar em frutas. Com baixo teor calórico e praticamente zero de gordura, elas alimentam, previnem doenças e ainda zelam pelo bom funcionamento do organismo.


Médicos e nutricionistas são unânimes em afirmar que o consumo diário de pelo menos 3 tipos diferentes trazem inúmeros benefícios à saúde, inclusive o tão desejado peso ideal. No entanto, mesmo que praticamente todas as frutas possam contribuir no controle da balança, algumas são mais específicas para esse fim. Conheça melhor essas verdadeiras amigas do peso:
Foto: Shutterstock Images

Abacaxi
Além de ser rico em fibras, contém bastante bromelina, enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos. Dessa forma, funciona como um excelente digestivo, proporcionando um melhor aproveitamento dos alimentos. Como também é um excelente diurético, evita a retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas prejudiciais à saúde.

Dica: para um melhor aproveitamento, consuma a fruta com talo, pois a bromelina se concentra nessa parte da fruta.

Mamão
Tradicionalmente usado para melhorar o funcionamento do intestino, o mamão tem uma outra função ainda mais importante para quem quer emagrecer. A fruta é rica em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A após a ingestão. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que sem essa importante vitamina, as células de gordura se multiplicam em quantidade e tamanho. E mais: o organismo diminui a produção do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade.

Dica: a variedade formosa tem mais fibras que a papaia. Esta, por sua vez, é mais doce e raramente necessita de um complemento como açúcar ou mel para ser ingerida.

Melancia
Com cerca de 90% de água em sua composição, a melancia tem a função natural de hidratar o corpo, bem como inibir a fome. Mas o melhor é que possui pouquíssimas calorias (33kcal para cada 100g). A fruta ainda contribui para o bom funcionamento do intestino e contém uma boa dose de potássio, que reduz inchaços causados por retenção de líquidos.

Dica: diabéticos devem consumi-la com moderação, devido às altas doses de glicose contidas na fruta.

Pera
A grande quantidade de fibras é o que faz da pera uma amiga e tanto das dietas de emagrecimento. Além de inibir o apetite, por permanecer mais tempo no estômago, combate a prisão de ventre e ajuda a eliminar substâncias nocivas. Mas é sempre bom lembrar que a fruta deve ser consumida com casca para ter efeitos reais na perda de peso.
Dica: comer uma pera minutos antes de almoçar preenche um espaço no estômago que seria ocupado por alimentos mais calóricos.

Melão
Se tem uma fruta que não pode faltar em dietas de emagrecimento é o melão. Pobre em calorias e rico em fibras solúveis, afasta a vontade de comer por períodos longos. Para completar, com cerca de 90% de água em sua composição, hidrata o organismo e funciona como diurético. De quebra, essa fruta ainda ajuda a controlar a pressão arterial e é ótima para a saúde dos cabelos.

Dica: há vários tipos de melão. O mais rico em fibras é o cantalupo, aquele de casca bem amarelinha.

Limão
O ácido cítrico, presente em grande quantidade no limão, é uma substância que acelera o metabolismo e auxilia tanto na perda como na manutenção do peso. Só isso bastaria para torná-lo um alimento essencial nas dietas de emagrecimento, mas a casca da fruta ainda tem pectina, fibra solúvel que diminui a absorção de açúcar e glicídeos, e d-limoneno, óleo essencial que dissolve toxinas e gorduras.

Dicas: para aproveitar os nutrientes da casca, bata a fruta inteira (sem sementes) no liquidificador. Para fazer chá, coloque as rodelas depois da água fervida – nunca durante a fervura.

Farinha de maracujá
Mais conhecido por suas propriedades calmantes, o segredo do maracujá para as dietas de emagrecimento está na casca. Dela é feita uma farinha, riquíssima em pectina, que forma um gel viscoso no estômago. Com isso, a fome é saciada com menor quantidade de comida e ainda demora a voltar.

Para fazer a farinha das cascas de maracujá, lave bem 6 unidades da fruta, corte ao meio e retire as polpas (utilize-as normalmente). Corte as cascas em tiras, coloque-as em uma assadeira, leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até secarem. Espere esfriar e bata no liquidificador até virar pó. Coe e guarde na geladeira. Consuma até 2 colheres (sopa) por dia, em sucos, vitaminas, saladas de frutas ou sopas.

Elas têm a força, mas precisam de ajuda

As frutas são duplamente bem vindas para quem pretende perder peso sem comprometer a saúde. Além dos benefícios diretos, como a melhora da digestão e a eliminação de toxinas e gordura, as frutas são ricas em vitaminas e minerais, que fortalecem o organismo.

Outro benefício: substituem os doces nas sobremesas, ajudando a cortar muitas calorias. Mas lembre-se: o consumo de frutas por si só não emagrece, precisa ser acompanhado da prática de exercícios físicos e de um cardápio equilibrado.


Fonte: Alto Astral. Consultoria: Greice Caroline Baggio, Michelle Ferreira De Simone, Daniela Jobst e Vanessa Franzen Leite, nutricionistas. 

0 comentários:

Postar um comentário