Google Analytics Alternative

FRUTAS EXÓTICAS.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Fotos Danilo Tanaka
Cupuaçu
CARACTERÍSTICAS: fruto amazonense de sabor azedinho. Sua polpa é protegida por uma espécie de cabaça.
BAGAGEM NUTRICIONAL:riquíssimo em vitaminas do complexo B, ele ajuda a driblar a fadiga. Fornece ainda vitaminas A e C, que possuem efeito anti-inflamatório.
VALOR CALÓRICO: 72 kcal/100 g .
TRUQUE DE MESTRE: invista na polpa congelada se a intenção for utilizar o cupuaçu como suco. Isso ajuda a ganhar praticidade no dia a dia.
 



Atemoia
CARACTERÍSTICAS: é "prima" da fruta-do-conde. Sua polpa é branca, cremosa e docinha.
BAGAGEM NUTRICIONAL: "Por ser fonte de fósforo, ela equilibra o pH do sangue e participa do metabolismo ósseo. Já a vitamina C é antioxidante e ajuda na formação do colágeno", orienta Patrícia Fan, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
VALOR CALÓRICO: 100 kcal/ 100g.
TRUQUE DE MESTRE: cai muito bem no preparo de musses, pudins e sorvetes.
 
Fotos Danilo Tanaka


Fotos Danilo Tanaka
Romã
CARACTERÍSTICAS: vinda do Oriente Médio, ela possui cada semente envolta por uma polpa suculenta.
BAGAGEM NUTRICIONAL: fibras, magnésio, ferro, potássio, vitaminas C e do complexo B. A fruta é rica em antioxidantes e tem ação anti-inflamatória. "Pesquisas da Universidade Riverside, da Califórnia, revelaram que seu suco pode inibir a metástase no câncer de próstata", diz Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves (RS).
VALOR CALÓRICO: 56 kcal/ 100g
TRUQUE DE MESTRE: uma forma prática de incorporar a romã no cardápio é usá-la como chá ou em saladas.
 


Fotos Danilo Tanaka
Sapoti
CARACTERÍSTICAS: nativo da América Central, seu fruto é marrom e carnudo. É comum no Nordeste do País.
BAGAGEM NUTRICIONAL: é rico em vitaminas B, C, A e minerais como ferro, cálcio, magnésio e fósforo. "Fortalece os ossos por ser fonte de cálcio. Já suas sementes têm propriedades diuréticas", acrescenta Isabella Correia, nutricionista da Clínica Patrícia Davidson (RJ).
VALOR CALÓRICO: 100 kcal/ 100 g.
TRUQUE DE MESTRE: deve ser consumida bem madura, quando seu sabor fica adocicado.
 




Fruta-pão
CARACTERÍSTICAS: originária da Ásia, ela é grande e redonda. "A fruta recebe este nome por substituir o pão nas regiões pobres do País. Ela é aferventada e servida com manteiga", explica Liz Elaine Sowek.
BAGAGEM NUTRICIONAL:dispõe de fósforo, cálcio e potássio. Sua semente abriga uma proteína chamada frutalina. Segundo um estudo da Universidade de Fortaleza (Unifor), ela tem efeito gastroprotetor e pode prevenir úlceras.
VALOR CALÓRICO: 67 kcal / 100 g.
TRUQUE DE MESTRE: pode ser consumida cozida, assada ou transformada em farinha. "Uma dica é utilizá-la como substituta do aipim na receita de bobó de camarão", sugere a nutricionista Liz.
 

Fotos Danilo Tanaka


Fotos Danilo Tanaka
Siriguela
CARACTERÍSTICAS: típica do cerrado e da caatinga, possui sabor adocicado.
BAGAGEM NUTRICIONAL:contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, assim como vitamina C. "Ela previne o envelhecimento precoce e protege contra infecções. Há ainda fibras, que são importantes ao funcionamento intestinal", pontua Greice.
VALOR CALÓRICO: 76 kcal/100 g.
TRUQUE DE MESTRE: consuma preferencialmente a fruta in natura ou como ingrediente de sucos funcionais. A siriguela também pode ser preparada como geleia.
 

 Fonte: Revista Viva saúde.

0 comentários:

Postar um comentário