Google Analytics Alternative

GRÃOS INTEGRAIS AJUDAM NA MANUTENÇÃO DA BOA SAÚDE.

terça-feira, 23 de agosto de 2016
Os grãos integrais devem fazer parte de qualquer cardápio equilibrado e saudável. Esses alimentos oferecem importantes nutrientes para o bom funcionamento do organismo, garantindo mais saúde para o seu corpo.

Os cereais são considerados integrais quando estão completos. Ou seja, são mantidos o farelo, o endosperma e o gérmen. A seguir, confira os benefícios desses ingredientes.

Você pode utilizar os grãos para preparar pães e bolos. Foto: iStock, Getty Images

Os benefícios dos grãos integrais
Arroz, quinoa, chia, amaranto, linhaça, aveia, farelo de trigo. Esses e outros grãos estão cada vez mais em pauta, quando o assunto é alimentação saudável. É que cada um deles adiciona uma carga extra de nutrientes na saúde do seu organismo.

Ricos em fibras, propriedades antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais, os grãos integrais ajudam a proteger o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do organismo. Além disso, contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo e, ainda, colaboram para o emagrecimento.

Eles prolongam a saciedade, ou seja, reduzem a fome e evitam que você coma alimentos pouco saudáveis fora de hora. Por não haver alteração na estrutura dos ingredientes, a integridade também é mantida. Sendo assim, os grãos integrais acabam sendo mais nutritivos que os tipos refinados.

Outros benefícios são o controle dos níveis de colesterol e de produção de glicose. Por isso, essas opções se tornam essenciais para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Como incluir grãos integrais na alimentação
Depois de ficar por dentro dos benefícios dos grãos integrais, confira dicas simples para você não deixá-los de fora da sua alimentação diária. Mude seus hábitos e desfrute de mais saúde sem esforço!

Vitaminas
É possível adicionar mais sabor e nutrientes à sua vitamina colocando uma colher de sopa de algum grão. Vale apostar em aveia, linhaça, chia ou outros. É só adicionar à receita original e aproveitar os benefícios.

Frutas
Comer frutas é muito importante na manutenção do organismo. Coloque um pouco de grãos sobre os alimentos escolhidos e aproveite!

Pães e bolos
Deixe as suas receitas mais nutritivas utilizando grãos integrais na hora de fazer bolos e pães. Substitua a farinha de trigo refinada pela integral. Centeio, aveia e cevada também são opções saudáveis e saborosas.

Iogurte
Outra maneira de consumir os ingredientes é adicionando uma ou duas colheres ao seu iogurte matinal. O sabor é o mesmo e você aproveita para desfrutar dos nutrientes adicionais.

Alimentos integrais
Para deixar o seu cardápio da semana turbinado, procure substituir o arroz branco pelo tipo integral, que também é muito saboroso. Outra dica para quem não abre mão do tradicional é adicionar duas colheres de sopa de farelo de trigo durante o cozimento.

0 comentários:

Postar um comentário