Google Analytics Alternative

RAPADURA COMO RECURSO ERGOGÊNICO REPOSITOR DE CARBOIDRATOS PARA ATLETAS.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016
A rapadura é um alimento sólido, obtido da cana de açúcar com sabor muito doce e aroma agradável. Da cana de açúcar é obtido o caldo de cana, açúcar mascavo, melado e a rapadura. É produzida em mais de 30 países, sendo a Índia o maior produtor mundial e a Colômbia o segundo e também maior consumidor. O Brasil aparece em sétimo lugar. Por aqui, a região Nordeste é a maior produtora com mais de 60% da produção nacional, principalmente no estado do Ceará.

A rapadura pode ser utilizada como fonte de carboidratos substituindo ou alternando a utilização com gel de carboidratos, frutas, bebida esportiva, caldo de cana ou água de coco. 

A rapadura é fonte de energia, carboidrato, minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, e vitaminas do complexo B como Tiamina, Riboflavina e Niacina. Em 25 gramas do produto, há 92 calorias e 23 gramas de carboidratos. É encontrada em barras de 500 gramas e em porções individuais de 25 gramas.



Confira o processo de fabricação da rapadura segundo a Embrapa

Corte da Cana - transporte - moagem - decantação - clarificação - concentração do caldo - batimento - moldagem - resfriamento - embalagem - armazenamento da rapadura.

Utilização da rapadura como recurso ergogênico repositor de carboidratos para atletas
Estudos mostram que a utilização de carboidratos em treinos acima de uma hora permite prolongar a permanência no exercício, fornece energia para o músculo e aumenta a glicemia. Durante o exercício, em atividades longas, recomenda-se utilizar de 30 a 60 gramas de carboidratos por hora. Como estratégia nutricional é indicada a utilização de carboidratos de alto índice glicêmico e de rápida absorção para elevação dos níveis de glicose.

A rapadura pode ser utilizada como fonte de carboidratos substituindo ou alternando a utilização com gel de carboidratos, frutas, bebida esportiva, caldo de cana ou água de coco. Pode também ser utilizada após o treino, com a finalidade de repor os estoques de glicogênio muscular e hepático, e associado a proteínas para acelerar a recuperação muscular.

Fonte: Eu atleta.

0 comentários:

Postar um comentário