Google Analytics Alternative

COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ MAMANDO EM QUANTIDADE ADEQUADA?

quinta-feira, 27 de outubro de 2016
A mãe se preocupa, o pai se preocupa, a avó se preocupa: "Será que o bebê está mamando em quantidade suficiente?". Observe. A mãe e o bebê estão confortáveis? A pega da mama pelo bebê é boa? Então provavelmente o bebê estará mamando em quantidade suficiente.

A capacidade gástrica do bebê é pequena ao nascer mas se expande rapidamente. No primeiro dia o volume gástrico é de aproximadamente 6 ml. Por isto, mesmo mamando com frequência, as mamas da mãe estarão sempre cheias. As mães passam a produzir leite de transição a partir do dia 3 ou 4. Já nos primeiros dias pós parto é secretado o colostro, um líquido amarelado e espesso com alta concentração proteica, e menos lactose e gordura. Fornece cerca de 67 kcal/dL. Aproximadamente a partir do 15o dia pós parto, se produz o leite maduro, com composição mais estável, menos proteína e mais gordura. Por isto, é mais calórico (cerca de 71 kcal/dL).

Até o 4o dia o bebê em geral molha 1 a 3 fraldas ao dia. No 10o dia de vida, mamando com frequência, o estômago do bebê passa ao tamanho de um ovo de galinha grande. É esperada a troca mais frequente de fraldas (5 a 6).

A produção diária de leite passa de 30 mL por dia a 900 mL por dia entre os dias 1 e 40 pós parto. Por isto, é importante que a dieta materna seja adequada em proteínas, gorduras e água. E não se assuste, o bebê mama por horário aos 6 meses de vida quantidade similar à que mamava na 6a semana de vida. A diferença é que mamam mais rápido. Enquanto um bebê na 6a semana pode passar 40 minutos no peito para conseguir se alimentar adequadamente, aos 6 meses o bebê pode estar satisfeito após 10 a 15 minutos. O recém nascido ganha peso mais rápido, como mostrado na tabela abaixo:
* O PESO PERDIDO AO NASCER É RECUPERADO EM 8 A 10 DIAS

No segundo ano de vida o ganho de peso é ainda mais lento (entre 180 e 200 gramas/mês). 

Outros parâmetros comuns utilizados por médicos e nutricionistas para a avaliação do adequado crescimento são a estatura e o perímetro cefálico.

Fonte: Nutri Yoga.

0 comentários:

Postar um comentário