Google Analytics Alternative

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Os alimentos industrializados estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentos. Isso está acontecendo por conta da praticidade destes produtos, afinal já são comprados prontos ou semi-prontos. As pessoas tem trocado a qualidade dos alimentos naturais, pela facilidade dos produtos industriais. Confira alguns mitos e verdade!

Foto Gisele Tesser/Colaborador

Biscoitos de aveia oferecem os mesmos benefícios da aveia in natura
Não. “O ideal é o consumo da aveia crua, em vitaminas, saladas de frutas ou iogurtes, pois a quantidade de betaglucanas é reduzida quando a aveia é aquecida, como no preparo de mingaus, bolos e biscoitos”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Betaglucanas são fibras que reduzem a absorção de gorduras e açúcares durante a digestão, controlando os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Barrinhas de cereais são bons lanches e ricos em fibras
VERDADE. Combinando alguns tipos de cereais, as barrinhas oferecem boa quantidade de fibras, que melhoram o trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade, por isso são boas opções para lanches durante a manhã e tarde. Verifique sempre o rótulo e opte por produtos sem muito açúcar ou sódio. Dispense também os que contêm atrativos como chocolate e camadas de doces.

Suco de uva concentrado e engarrafado também protege o coração
VERDADE. Apesar de industrializado, o suco de uva concentrado contém substâncias antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares e o desenvolvimento de câncer. Porém, sucos naturais sempre são vantajosos, pois oferecem também diversos outros nutrientes e, se preparados com a casca da fruta, ainda fornecem fibras.

Sucos industrializados são ricos em vitaminas
MITO. Cheios de corante e açúcar, os sucos de caixinha geralmente possuem somente uma parte composta de polpa natural da fruta, que já perdeu grande parte dos nutrientes. Sucos preparados com frutas frescas e bebidos logo após o preparo são mais saudáveis e nutritivos.
Foto Paula Casério

Milho e ervilha enlatados oferecem os mesmos nutrientes que os alimentos frescos
Não. “Os enlatados fornecem menos micronutrientes e maior teor de sódio, que em excesso é prejudicial”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio. Isso sem contar os conservantes contidos nesses alimentos.

Fonte: Alto Astral.

0 comentários:

Postar um comentário