Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
No mercado, é possível encontrar inúmeros iogurtes e leites fermentados com a seguinte descrição no rótulo: “alimento probiótico”. Em anúncios de TV, ouve-se que esses produtos são essenciais para o bom funcionamento do intestino e do sistema imunológico.

Mas, afinal, o que são probióticos? “A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define-os como micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo”, responde a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Esses micro-organismos são bactérias que fermentam o açúcar do leite, produzem vitaminas e enzimas e destroem toxinas. Além de todos esses benefícios para a saúde, alimentos probióticos como iogurtes, leites fermentados, queijos e ricota ainda contêm cálcio, mineral essencial para os ossos e prevenção da osteoporose.
Foto: Shutterstock Images

Bactérias saudáveis!
No intestino, moram diversos micro-organismos e muitos deles exercem funções importantes para o equilíbrio do corpo. É o caso dos probióticos, conhecidos como bactérias benéficas. “Dentre suas ações, estão o aumento da capacidade digestiva e a proteção contra micro-organismos patogênicos (que causam doenças).

Também potencializam a barreira da mucosa intestinal, prevenindo inflamações”, enumera a especialista. Ou seja, essas bactérias facilitam a digestão de alguns nutrientes, como as proteínas, e colaboram com a produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

Grande parte das defesas do corpo encontra-se no intestino. Assim, é fundamental que o órgão esteja funcionando regularmente, para que o sistema imunológico também esteja. Os alimentos probióticos equilibram a flora intestinal, servindo tanto para amenizar a prisão de ventre quanto para a recuperação após diarreias. Dessa forma, promovem benefícios ao corpo inteiro.

Foto: Shutterstock Images

Na prática…
“Para indivíduos saudáveis, o consumo de leites fermentados contribui para um intestino saudável, desde que incluídos em uma alimentação equilibrada. O suplemento probiótico deve ser administrado com cautela em pacientes renais e hepáticos ou com outras doenças graves”, diz Greice. Cerca de 3 copos por dia de iogurte, leite fermentado e 1 fatia de queijo branco é o suficiente para obter os benefícios.

Fonte: Alto Astral.

0 comentários:

Postar um comentário