Google Analytics Alternative

ÔMEGA 3 PODE AJUDAR A REMOVER RESÍDUOS DO CÉREBRO.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Em um novo estudo publicado on-line em The FASEB Journal, os pesquisadores descobriram que os ácidos graxos ômega-3, encontrados no óleo de peixe, poderiam facilitar a remoção de resíduos do cérebro.

Além disso, o ômega-3 poderia promover a depuração de metabólitos, incluindo peptídeos beta-amiloide (Aβ), que estão crucialmente envolvidos na doença de Alzheimer.

Para fazer esta descoberta, os cientistas utilizaram camundongos para investigar o efeito de ácidos graxos ômega-3 sobre a depuração de resíduos do cérebro. Comparados com os camundongos do tipo selvagem, os do experimento que receberam ômega-3 mostraram melhora significativa da função de depuração no cérebro, incluindo a depuração de Aβ.

Com base nas descobertas, os pesquisadores sugerem que os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a manter a homeostase cerebral. Isto pode proporcionar benefícios em uma série de doenças neurológicas, tais como a doença de Alzheimer, traumatismo crânio-encefálico, deficiência de sono, entre outros.

Muito conhecido pelos benefícios na manutenção da saúde vascular, o ômega-3 pode afetar os neurônios, glia e astrócitos, todos localizados no cérebro – um órgão extremamente vascularizado.

Estudo: Ren H, et al. Omega-3 polyunsaturated fatty acids promote amyloid-β clearance from the brain through mediating the function of the glymphatic system. FASEB J, 2016. doi:10.1096/fj.201600896.

Traduzido por Essential Nutrition

Fonte: knowridge.

0 comentários:

Postar um comentário