Google Analytics Alternative

ESPAGUETE DE PALMITO AO INVÉS DE MASSA TRADICIONAL.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
'Espaguete' saudável é feito com palmito ao invés de massa tradicional (Foto: G1)
'Espaguete' saudável é feito com palmito
ao invés de massa tradicional (Foto: G1)
Para a maioria das pessoas o gostinho de infância, ou daquele almoço na casa dos avós tem só um sabor: macarronada. Um bom prato dessa delícia italiana pode chegar a ter 160 calorias a cada 100 gramas apenas da massa cozida – sem o molho. Se for integral, cai apenas para 125.

Por isso, uma nova alternativa surge como uma febre gastronômica e “salva” nossa vontade de consumir o prato, que ganha - ao invés da massa e no seu formato - palmito de pupunha ou abobrinha. Enganar os olhos não é só função deste prato que, além de nutritivo, se parece sim com macarrão.

A fome, segundo a nutricionista de São José do Rio Preto (SP) Fernanda Teixeira de Freitas, tem uma visão questionável “É aí que está o pulo do gato. Preparar alimentos alternativos com nome, formato e sabor parecidos com o original é saciar o desejo de comer e a fome de uma maneira simples e saudável”, comenta.

Para a macarronada alternativa, você precisa ter em mãos um fatiador de legumes. O espaguete de pupunha, um palmito ecologicamente correto, é desfiado em fios no sentido do comprimento, assim, dando formato de macarrão. “O palmito é um coringa vai bem em saladas, sanduíches, pizzas, molhos, tortas, e como aperitivo. É bastante nutritivo: rico em proteínas e minerais como cálcio, fósforo e potássio. E tem pouquíssimas calorias - apenas 36 a cada 100g”, explica a nutricionista.

Descascador manual ajuda a fazer formatos
para 'macarrão' de legumes (Foto: G1)

Já para o macarrão de abobrinha, o formato “achatado” feito com um descascados de legumes faz com que ele pareça com um talharim. Pode ser servido com ou sem casca – mas também pode ser fatiado fino para servir como “espaguete”.

“Por ser muito comum em nosso dia-a-dia, as pessoas não imaginam o bem que a abobrinha faz: é rica em vitamina A, que melhora a hidratação dos olhos, nariz e boca; vitamina C, licopeno e o betacaroteno, nutrientes que agem como antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce, além de vitaminas que contribuem para a melhora da circulação e controla os níveis de colesterol. Há apenas 18 calorias a cada 100g”, diz Fernanda.

COMPARE AS CALORIAS - 100Hnormal cozido: 158 kcal
integral cozido: 124 kcal
abobrinha italiana: 18,20 kcal
Palmito pupunha: 36,50 kcal

Para dar mais sabor ao seu macarrão saudável, a nutricionista recomenda o uso de azeite extra-virgem e manjericão para acentuar os sabores. “Eu sempre abuso do manjericão e uso “porções de mãe” de azeite, que ajuda a reduzir a formação de placas responsáveis por entupir os vasos sanguíneos e artérias, além de proteger o organismo de câncer e doenças cardíacas. O manjericão melhora o fluxo sanguíneo e promovem a saúde cardiovascular”, diz Fernanda.

Se você não gosta de abobrinha, nem de palmito, não se preocupe: o macarrão saudável também está sendo feito com nabo ou cenoura, da mesma forma que a abobrinha é preparada.

Confira as receitas sugeridas:
Espaguete de pupunha
Ingredientes: (para 2 porções)
500g de palmito pupunha em conserva
100g de tomatinho cereja
2 dentes de alho
2 colheres de ervilhas frescas
1 fio generoso de azeite extra virgem
sal e manjericão fresco a gosto

Modo de preparo: Desfie o palmito, formando fios. Em uma frigideira, coloque o azeite e doure o alho. Em seguida, salteie o palmito – até aquecê-lo – depois coloque o tomate, as ervilhas, o manjericão e acerte o sal. Para acompanhar, sirva com uma proteína – frango, carne ou peixe – para uma refeição completa de nutrientes.
Talharim de abobrinha pode ser servido com molho separado (Foto: G1)

Talharim de abobrinha
Ingredientes: (para 2 porções)
2 abobrinhas italianas (ou tipo de sua preferência)
2 tomates maduros - sem sementes – picado
2 dentes de alho amassados
2 fatias de queijo branco em cubos
4 fatias de peito de peru light em cubos
1 fio generoso de azeite extra virgem
sal, orégano e manjericão a gosto

Modo de preparo: Coloque ½ litro de água para ferver com uma pitada de sal. Enquanto isso, retire as sementes da abobrinha e com o auxílio de um fatiador de legumes, corte em lâminas. Coloque a abobrinha na água fervente e vá observando seu cozimento. Deixe no máximo 1 minuto e meio ou ela vai desmanchar toda. Escorra a água e dê um banho de água fria pra parar o cozimento e manter a crocância. Reserve.

Refogue o alho no azeite e depois acrescente os outros ingredientes. Faça um ninho com a abobrinha e coloque o molho bem quente no centro para aquecê-la.

Fonte: G1.

0 comentários:

Postar um comentário