Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DO AMENDOIM PARA A SAÚDE.

domingo, 5 de março de 2017
As oleaginosas, um alimento que você pode ter evitado por causa de seu alto teor de gordura, têm ganho força como um alimento natural com benefícios para a saúde. As provenientes de árvores, como amêndoas, nozes e castanhas são especialmente apreciadas por sua rica carga de vitaminas, minerais e gorduras mono e poli-insaturadas. A desvantagem é que estas sementes tendem a ser mais precificadas. Mas um estudo publicado em JAMA Internal Medicine coloca o humilde amendoim (um oleaginoso proveniente de planta rasteira) na mesma liga nutricional que seus primos de luxo. Este trabalho torna os benefícios de saúde do amendoim mais conhecidos para os compradores de baixa renda.

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que em mais de 200.000 pessoas, de Savannah a Xangai, aquelas que regularmente comiam amendoim e outras sementes oleaginosas foram substancialmente mais poupadas de morte por todas as causas – particularmente doença cardíaca – durante o período de estudo, em comparação com aquelas que raramente os ingeriam. Isso adiciona à evidência existente de duas investigações conduzidas pela Harvard – o estudo da saúde das enfermeiras (Nurses’ Health Study) e o estudo de seguimento dos profissionais de Harvard (Harvard Professionals Follow-up Study).

"Isso confirma o que descobrimos há alguns anos – e nossos resultados foram recebidos com intenso ceticismo", diz o Dr. Meir Stampfer, professor de nutrição e epidemiologia da escola pública de saúde Harvard T.H. Chan. "Botanicamente, o amendoim não é considerado como se fosse uma castanha, noz ou outra semente oleaginosa proveniente de árvore, mas nutricionalmente ele é muito semelhante, e outros estudos têm mostrado seus benefícios", explica o Dr. Stampfer.

Qualquer botânico que valha o seu salário dirá que os amendoins não são nozes ou castanhas. Eles são realmente leguminosas, e por isso são mais estreitamente relacionados com a soja e lentilhas do que com amêndoas e avelãs. Mas como elas, o amendoim pode ser usado como um lanche que sacia ou como um ingrediente de reforço de proteínas em muitas saladas e outros pratos. Vinte e oito gramas – cerca de um quarto de xícara ou um pequeno punhado – é uma porção geralmente saudável.

Cruzando fronteiras
O estudo de JAMA Internal Medicine analisou o consumo das oleaginosas incluindo o amendoim em dois grandes grupos de pessoas abrangendo fronteiras geográficas, raciais, étnicas e de renda:

- 72.000 americanos, com idades entre 40 e 79, vivendo em 12 estados do sul. A maioria vivia com rendimentos baixos e dois terços eram afro-americanos.

- 135.000 homens e mulheres em Xangai, China, idades de 40 a 74.

Foram usadas pesquisas para comparar o consumo de castanhas variadas e amendoim, os grupos foram seguidos por vários anos, e foram analisados o número de participantes que morreram no período bem como as causas. No grupo dos estados do sul dos EUA, aqueles que comeram com regularidade amendoim apresentaram 21% menos propensão de morte por todas as causas ao longo de um período de cerca de cinco anos. Nos grupos chineses, que foram seguidos por seis a doze anos, a taxa de mortalidade em comedores de castanhas diversas foi 17% menor.

Em todos os grupos, os pesquisadores consideraram influências pouco saudáveis, como tabagismo, obesidade, pressão alta e diabetes, as quais eram especialmente comuns no grupo dos estados do sul.

A diversidade dos participantes neste novo estudo é importante. Aqueles nos estudos anteriores da Harvard eram na maior parte profissionais de saúde brancos, com educação elevada e rendimentos mais elevados do que a maioria da população dos estados do sul dos EUA. E em estudos observacionais de grandes grupos de pessoas, como os estudos da Harvard, os cientistas não podiam ter certeza se qualquer melhoria de saúde tinha mais a ver com estilos de vida ou genes dos participantes do que o alimento ingerido. Ver o mesmo benefício para a saúde entre grupos diversos pode ser reconfortante.

Aproveite os benefícios para a saúde do amendoim
Uma lição importante para levar para casa é que os benefícios para a saúde do amendoim parecem suportar diferenças raciais e de renda, o que muitas vezes podem influenciar a saúde. "Isso estende-se a diversas populações, dando mais credibilidade aos resultados", diz Stampfer.

Outra é que comer amendoim parece ser tão potente para prevenir doenças cardíacas como comer outras oleaginosas mais famosas.

Como este estudo é observacional, não podemos estar verdadeiramente seguros de que são as oleaginosas que estão fazendo a ação saudável no coração. Mas, em comparação com outros "alimentos saudáveis", as oleaginosas (incluindo o amendoim) já apresentam alguma evidência muito atraente. "Mesmo se você não gosta, ainda seria uma boa ideia comer um punhado delas todos os dias", diz Stampfer.

N. da T.: Recentemente, uma revisão sistemática e meta-análise de dose e resposta, publicada em BMC Medicine (dezembro de 2016), sobre a ingestão de oleaginosas (incluindo o amendoim) para a saúde, evidenciou a sua associação com risco reduzido de doença cardiovascular, cânceres, mortalidade por todas as causas, diabetes e infecções. DOI da publicação: 10.1186/s12916-016-0730-3

0 comentários:

Postar um comentário