Google Analytics Alternative

5 RECEITAS DE BOLOS FUNCIONAIS.

segunda-feira, 1 de maio de 2017
1. Bolo de fubá com linhaça
Ingredientes:
– 2 xícaras de fubá (procure organico)
– 4 col. de sopa de farinha de linhaça dourada
– 1 xícara de chá de açúcar de coco
– 3 ovos
– 4 col. de sopa de óleo de coco
– 1 xíc de leite de coco (caseiro melhor, mas caso não tenha use vidro de leite de côco)
-  1 col. de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando o fermento no final para uma última batida. Despeje em assadeira untada e polvilhada. Coloque no forno a 180o pré aquecido e asse até dourar (de 30 a 40 minutos).


2. Bolo de banana com aveia
Ingredientes:
– 2 xícara de chá de farinha de aveia (use sem glúten, se preferir)
– 1 xícara de chá de açúcar de coco
– 3 ovos orgânicos
– 4 col. de sopa de óleo de coco
– 1 xícara de leite de amêndoas (ou outro vegetal)
– 5 bananas
– canela à gosto
– 1 col. de sopa de fermento

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou batedeira, incluindo uma das cinco bananas, adicionando o fermento no final para uma última batida. Unte e enfarinhe a forma. Despeje metade da massa e coloque as 4 bananas restantes picadas no meio, polvilhadas com açúcar de coco e canela, e cubra com o resto da massa. Despeje em assadeira untada e polvilhada.Coloque no forno a 180o pré aquecido e asse até dourar (de 30 a 40 minutos).


3. Bolo de laranja com gengibre e quinua
Ingredientes:
– 1 col. (chá) de gengibre ralado
– 4 col. (sopa) de óleo de coco
– 1 xíc. (chá) de açúcar de coco
– 1 xíc. (chá) de farinha de arroz (integral melhor)
– 1 xíc de chá de farinha ou farelo de quinua
– 1 col. (sopa) de fermento em pó
– 1 xíc. (chá) de suco de laranja
– 1 xíc. De leite de arroz (ou outro vegetal)
– 3 ovos

Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Bata por 5 minutos o açúcar de coco, o óleo de coco e as gemas na batedeira ou liquidificador. Sem parar de bater, acrescentar as farinhas, o suco de laranja e o leite vegetal. Acrescente as claras em neve `a massa. Mexa delicadamente até formar uma massa homogênea.
Despeje em assadeira untada e polvilhada. Asse em forno médio pré-aquecido por 35 minutos. Caso queira uma calda, coloque na panela o suco de 4 laranjas com 2 col. de sopa de açúcar de coco e deixe engrossar. Jogue por cima do bolo e coloque raspas de laranja. Vai ficar lindo!


4. Bolo de cacau
Ingredientes:
– 3 col. de sopa de óleo de coco
– 1 xícara de chá de açúcar de coco
– 3 ovos (3 gemas e 3 claras em neve)
– 1 xícara de chá de farinha de amêndoas (é só triturar a amêndoa sem sal até virar farinha)
– 1 xícara de chá de farinha de arroz (de preferência integral)
– 1/2 xícara de cacau em pó
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 xícara de chá de leite vegetal

Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata o óleo com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas, batendo bem. Junte a farinhas, o cacau e o leite. Junte o fermento e bater só mais um pouquinho. Acrescente as claras batidas em neve e misture com uma colher com cuidado. Despeje em assadeira untada e polvilhada. Asse em forno médio pré-aquecido por 35 minutos.
Para uma calda misture 1 col. de sopa de óleo de coco com 6 col. de sopa de leite vegetal, 3 col. de sopa de cacau em pó e 3 col. de sopa de açúcar de coco e deixe engrossar. Se precisar ajuste as quantidades.


5. Bolo de abóbora com castanha do pará e especiarias
Ingredientes
– 2 ½ xícara de chá de abóbora crua e sem casca
– 1 ½ colheres de sopa de açúcar de coco (para cozinhar a abóbora)
– 2 lascas de canela em pau
– 3 ovos
– 3 col. de sopa de óleo de coco
– 1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz (integral melhor)
– 1 xíc de chá de açúcar de coco
– 1 col. de sopa de fermento em pó
– 1 xíc de chá de castanha do Pará picada
– 1 col. de sob de canela em pó
– 1 pitada de sal rosa
– ½ col. de chá de noz moscada ralada

Modo de fazer: Numa panela, junte a abóbora, a 1 e ½ col. de sopa de açúcar, a canela e água suficiente para cozinhá-la. Assim que a abóbora estiver macia, escorra, retirando a canela. Bata a abóbora, o óleo e os ovos no liquidificador. Junte a farinha, o açúcar de coco restante, a canela, noz moscada e a castanha picada em uma tigela. Acrescente aos poucos a mistura de abóbora e misture bem, sem bater. O fermento vai por último.

Despeje em assadeira untada e polvilhada. Coloque no forno a 180o pré aquecido e asse até dourar (de 30 a 40 minutos).

AÇÚCAR:
Como podem ver, o açúcar que eu sugiro é sempre o açúcar de coco. Primeiro porque é uma opção mais natural e segundo porque tem um índice glicêmico bem mais suave do que os outros açúcares (isso significa um aumento da glicemia mais suave). Mas vou listar outros substitutos: açúcar mascavo ou demerara- use menos e não consuma bolos com esses açucares diariamente. Eles tem mais nutrientes, mas não deixam de ser açúcar! Outra opção de substituição é o melado. Outra dica ainda é usar um creme de bananas, maçã ou tâmaras para adoçar o bolo- dependendo do paladar, nem precisa acrescentar mais açúcar (ou, no mínimo, permite diminuir a quantidade). Para a banana pode usar crua mesmo. A maçã é só cozinhar um pouco e bater e a tâmara deixe de molho em água e bata em seguida, fazendo um creme. Vá testando as quantidades de acordo com o seu paladar. Para a galera que quer segurar o peso, os únicos adoçantes que eu indico são o xilitol e o stévia culinário.

GORDURA:
Sugiro sempre o óleo de coco. Uma opção extremamente nutritiva e que dá um saborzinho especial em todo o bolo. Mas, caso não goste, sugiro trocar por manteiga ghee. Dá para fazer em casa (mais barato que comprar pronto), veja no google vídeos mostrando.

FARINHAS:
Não posso garantir e nem dar 100% de certeza que a receita dará certo caso troquem as farinhas, mas eu recomendo fortemente que o faça! Não se prenda a receitas amarradas, assim não poderá preparar alguma caso não tenha os ingredientes no dia. Experimente, faça do seu jeito! Farinhas que recomendo: de arroz integral, grão de bico, berinjela, quinua, aveia, amaranto, tiger nuts, amêndoas, castanhas, semente de uva, coco, trigo sarraceno, fubá orgânico, chia, linhaça, sorgo, teff… Não faltam opções!!!

0 comentários:

Postar um comentário