Google Analytics Alternative

NUTRIENTES IMPORTANTES À DEFESA DO ORGANISMO.

quarta-feira, 10 de maio de 2017


Defensor do nosso organismo contra o ataque de todos os tipos de corpos estranhos, o sistema imunológico precisa estar devidamente "munido" contra esses invasores e, para isso acontecer, alguns nutrientes encontrados nos alimentos são indispensáveis para essa função protetora.

Vitaminas A, C e E: Esses complexos vitamínicos atuam como antioxidantes que protegem o sistema imunológico contra o ataque dos radicais livres. Os alimentos fontes desses nutrientes são essenciais, principalmente para pessoas da terceira idade.

Não é novidade que o corpo humano precisa seguir os mandamentos de uma alimentação balanceada para funcionar de forma saudável, mas, quando o assunto é imunidade, é ainda mais necessário dar um pouco mais de atenção às dietas mais eficazes. Defensor do nosso organismo contra todos os tipos de corpos estranhos, o sistema imunológico precisa estar devidamente "munido" contra esses invasores e, para isso acontecer, alguns nutrientes são indispensáveis para essa função protetora.

Segundo a nutricionista Adriana Ávila, a munição das nossas células de defesa passa, principalmente, por alimentos fontes em carboidratos, gorduras (ômega 3 e 6), proteínas (aminoácidos como a arginina e a glutamina), vitaminas A, C e E, além das bactérias benéficas, encontradas em probióticos. A especialista chama atenção para os exageros que também atrapalham o bom funcionamento do sistema imunológico:

"O que mais prejudica é que as pessoas fazem dietas muito rígidas para emagrecerem e o sistema imunológico fica vulnerável. Além disso, as pessoas em períodos mais frios, como o inverno, consomem fondue, vinho tinto e chocolate, que são mais calóricos e, nas refeições prévias ou imediatamente após o consumo desses produtos, pulam refeições importantes ou comem uma quantidade insuficiente, como uma única fruta, leite, iogurte ou salada 'para compensar' o exagero", destaca a nutricionista, enfatizando, também, a importância de manter o corpo sempre relaxado e descansado, para aproveitarmos melhor os benefícios de cada alimento.

"Além de comer da maneira certa, precisamos descansar, ter um sono reparador e gerenciar o estresse, pois o cansaço extremo e o psicológico podem afetar o sistema imunológico", encerra.

Nutrientes que blindam as defesas do corpo e onde achá-los:
Carboidratos: São as fonte de energia mais rápida e podem ser encontrados, de forma mais saudável, em batatas (doce, inglesa), mandioca, mandioquinha, inhame, cará, pães integrais, tapioca, entre outros.

Gorduras insaturadas: melhoram a resposta imune do organismo frente aos agressores - peixes com ômega 3 (sardinha, truta, linguado, atum, namorado, salmão), umas 2 a 3 vezes por semana; óleos vegetais como milho, soja, oliva, e oleaginosas (castanhas em geral, nozes, amêndoas).

Vitamina A: atua no desenvolvimento das células brancas do sangue (linfócitos) e como antioxidante, tendo efeito também protetor. Pode ser encontrada em frutas e vegetais de cores amareladas e alaranjadas, como abóbora, cenoura, manga, goiaba, em óleos de dendê e buriti, no fígado, gema de ovo, leite e seus derivados.

Vitamina C: é a vitamina da imunidade, suas fontes são as frutas ácidas como laranja, limão, maracujá, kiwi, acerola, morango, goiaba, entre outras.

Vitamina E: é um poderoso antioxidante, é encontrada em óleos vegetais como milho, soja, oliva e oleaginosas (castanhas em geral, nozes, amêndoas).

Probióticos: eles impedem a proliferação de organismos maléficos no organismo e aumentam os benéficos. São encontrados no leite fermentado, iogurtes ou suplementos em pó.

Arginina: aumenta a atividade dos linfócitos e macrófagos, e é facilmente encontrada nos queijos, iogurte, feijão, uva-passa, castanhas, nozes, avelãs, milho, cacau e aveia.

Glutamina: é quem fornece energia diretamente para as células do sistema imunológico. Está presente em alimentos como carnes, peixes, ovos, iogurte, leite, queijo, feijão, ervilha, repolho, beterraba, espinafre, couve, salsa.

0 comentários:

Postar um comentário