Google Analytics Alternative

SUCOS E SHAKES NA DIETA.

quinta-feira, 4 de maio de 2017
Foto: iStock.com/Getty Images

Quer eliminar os últimos quilinhos e já não sabe mais o que fazer? Incluir sucos e shakes na dieta pode ser a chave para conquistar o corpo dos sonhos de uma vez por todas. Mas antes de apostar nas bebidas, esclareça suas principais dúvidas sobre elas!

Qual a melhor forma de preparar sucos?
Depende. Segundo a nutricionista Greice Caroline Baggio, de Bento Gonçalves (RS), o liquidificador e a centrífuga podem ser utilizados de acordo com o objetivo da dieta. “Preparando o suco no liquidificador, a perda de fibras é menor. Por isso, seu uso é indicado em casos de constipação”, explica a profissional. “Já na centrífuga, a quantidade de fibras diminui e a concentração de vitaminas e minerais é preservada. Sendo assim, a centrífuga é indicada para dietas específicas, como a líquida restritiva”, completa.

Devo coar sucos e shakes?
Não. Apesar do liquidificador preservar uma parte das fibras, há perda desses nutrientes durante o preparo da bebida. Usando o coador, você acaba por eliminar o restante das fibras que permaneceram no suco, comprometendo o processo de emagrecimento.

Qual a melhor forma de adoçar a bebida?
O ideal é substituir o açúcar pelo mel orgânico (rico em vitaminas) e pelos adoçantes naturais. “Esse tipo de adoçante é extraído de alimentos. A lista inclui sacarose, frutose, glicose, estévia, entre outros”, explica Greice. Apesar de terem menos calorias que o mel, os adoçantes artificiais, como o aspartame, a sacarina e a sucralose, devem ser evitados. Em excesso, eles podem causar distúrbios gástricos, retenção de líquidos e outros problemas de saúde.

Qual é a melhor refeição para incluir os sucos?
O suco pode ser incluído no café da manhã, nos lanches ou mesmo no jantar. A única contraindicação fica por conta do almoço, refeição na qual consumir alimentos sólidos pode garantir mais saciedade e energia para você encarar o restante do dia. Sem contar que nesse horário é indicado também o consumo de ferro, presente nas carnes e no feijão.

Como posso balancear meus sucos e shakes?
É indicado que o shake seja balanceado com todos os grupos alimentares: carboidrato (frutas), proteína (leite desnatado, leite de soja ou iogurte), gorduras boas e fibras (cereais). Vale também ficar atenta à quantidade de vitaminas e minerais. Nesse caso, quanto mais coloridas forem as frutas utilizadas no preparo, mais nutrientes diferenciados você estará consumindo.

Qual a melhor forma de turbinar o shake com fibra?
O ideal é misturar 1 colher (sopa) de um grão da sua escolha no suco (antes ou depois de pronto). Algumas opções são: linhaça (preta ou dourada), amaranto, quinoa, gérmen de trigo e fibra de trigo.

Por que os alimentos sólidos também são importantes nas dietas?
“Estudos mostram que os alimentos sólidos proporcionam uma melhor sensação de saciedade em relação aos líquidos”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. A mastigação aciona receptores e libera substâncias capazes de “informar” o cérebro que o alimento está chegando ao aparelho digestivo, ajudando a controlar a sensação de fome.

Quais as frutas calóricas que devem ser utilizadas com moderação no preparo dos sucos?
Abacate, açaí, manga, banana e caqui são calóricos. Enquanto os dois primeiros são ricos em gordura boa (que são benéficas para o sistema cardiovascular), os três últimos possuem uma alta concentração de frutose, o açúcar natural das frutas.

É verdade que o consumo de sucos com vegetais ajuda a emagrecer?
Sim. Conforme um estudo feito em 2009 pelo Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, ingerir todos os dias pelo menos um copo de suco de vegetais, que seja pobre em sódio (mineral usado como conservante em produtos industrializados), pode auxiliar indivíduos com excesso de peso a emagrecer. “Esse estudo comprova que o consumo de sucos de vegetais associado a dietas balanceadas é uma ferramenta para a redução do peso e para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares”, afirma Greice.

Há regras para combinar as frutas nos sucos e shakes?
Sim. As chamadas frutas monofágicas, como o melão e a melancia, devem ser consumidas sozinhas e de estômago vazio. Isso porque elas interrompem a digestão dos outros alimentos. Por isso, consuma essas frutas como suco ou sobremesa somente uma hora após a refeição.

Fonte: Alto Astral.

0 comentários:

Postar um comentário