Google Analytics Alternative

CHÁ VERDE CONTRA O RESFRIADO.

segunda-feira, 19 de junho de 2017
A termogênese (geração de calor) pode ser conseguida em resposta à exposição ao frio através de mecanismos de tremores e não tremores. Enquanto o primeiro seja bastante autoexplicativo, o segundo está especificamente ligado à gordura marrom conhecida como tecido adiposo marrom (sigla em inglês, BAT). BAT é um dos dois tipos de gorduras encontradas no corpo humano e sua função primária é a geração de calor. Certos ingredientes alimentares podem também ativá-lo, como o chá verde, conhecido por conter catequinas, um grupo de moléculas com propriedades termogênicas comprovadas. Um estudo publicado pelo TheAmerican Journal of Clinical Nutrition analisou os efeitos imediatos e mais duradouros das catequinas sobre o BAT, a fim de obter uma melhor compreensão da capacidade de geração de calor dessas moléculas.

O gasto de energia do corpo inteiro (EE), que está associado à atividade do BAT, foi monitorado em 15 indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino após a ingestão de uma única bebida contendo 615mg de catequina e 77mg de cafeína. Os resultados foram então comparados com os observados após a ingestão da bebida placebo contendo apenas 82mg de cafeína. Vale a pena notar que, embora a cafeína tenha propriedades termogênicas próprias, ela é conhecida por trabalhar sinergicamente com a catequina na geração de calor.

Em seguida, para avaliar a compreensão dos efeitos crônicos, 10 homens com baixa atividade de BAT foram recrutados para ingerir a bebida catequina duas vezes ao dia durante 5 semanas. Eles foram expostos a temperaturas de 19° C durante 2 horas antes e depois da ingestão da bebida para uma avaliação do efeito da bebida sobre a atividade BAT durante a termogênese induzida pelo frio.

Os resultados do primeiro teste mostraram valores de EE mais elevados para 9 dos 15 indivíduos ao tomar a bebida de catequina. Verificou-se que estes participantes tinham BAT metabolicamente ativo, enquanto que os 6 que não demonstraram um aumento notável na EE tinham atividade BAT desprezível. Isto destaca a ligação pungente entre a atividade BAT e EE. Curiosamente, a ingestão da bebida placebo produziu um aumento notável de EE para 2 dos indivíduos, embora tenha sido em menor extensão, o que pode ser explicado pela termogenicidade da cafeína como mencionado anteriormente.

O ciclo de 5 semanas do consumo da bebida de catequina produziu uma maior elevação média de EE, o que não foi o caso da bebida placebo. Isto indica que existe um benefício contínuo da catequina em termos de atividade BAT.

Globalmente, estes resultados indicam que a ingestão de chá verde rico em catequinas leva a um aumento na geração de calor. O seu uso como intervenção pode, portanto, ser particularmente benéfico para pacientes com baixa atividade BAT, uma vez que o uso prolongado de medidas farmacológicas atuais é limitado devido a possíveis efeitos colaterais.

Traduzido por Essentia Pharma

0 comentários:

Postar um comentário