Google Analytics Alternative

LIGAÇÃO ENTRE INTESTINO HIPERPERMEÁVEL E INFLAMAÇÃO CRÔNICA.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Em um artigo publicado no periódico Annals of the New York Academy of Sciences, o autor principal Craig Sturgeon, um estudante de pós-graduação no Centro de Pesquisa em Imunologia e Biologia Mucosa (MIBRC) na MGH, e colegas fornecem uma ligação direta entre o aumento da permeabilidade do intestino delgado e a doença inflamatória crônica.
Dr. Alessio Fasano - descobriu a zonulinaEles descrevem como ao induzir colite em camundongos transgênicos com duas cópias da variante de genes produtores de zonulina levaram a sintomas significativamente mais graves e ao aumento da mortalidade em comparação com o induzir colite em animais sem o gene da zonulina.

"Esta é a primeira vez que conseguimos ligar mecanicamente a modulação dependente da zonulina da permeabilidade do intestino delgado e o tráfico de antígenos melhorado resultante para o desenvolvimento de uma doença inflamatória", diz Alessio Fasano, diretor do MIBRC e Autor sênior do artigo. "Quando expusemos esses dois grupos de camundongos para o estresse inflamatório, os camundongos transgênicos de zonulina mostraram um aumento notável na inflamação do cólon e na mortalidade (até 70 por cento) em comparação com ratos normais".

Em uma descoberta relacionada que Fasano chama "ainda mais notável", a adição de um inibidor de zonulina - AT1001, também chamado de acetato de larazotide - para a água potável dos camundongos transgênicos, protegeu completamente os animais da inflamação do cólon e da morte, reduzindo a permeabilidade do intestino delgado para níveis normais, apesar da expressão continuada de zonulina.

O grupo de Fasano descobriu a zonulina, que controla a abertura de "junções apertadas" entre as células que alinham o trato digestivo, em 2000. Desde então tem sido objeto de numerosos estudos que implicam a permeabilidade intestinal na doença inflamatória crônica. Em 2001, na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, Fasano desenvolveu o AT1001 como agente terapêutico para a doença celíaca. O agente de bloqueio de zonulina está sujeito a ensaios clínicos de Fase III ainda este ano, de acordo com a Innovate BioPharmaceuticals, que licenciou o desenvolvimento da droga da Alba Therapeutics, uma empresa co-fundada por Fasano.

Professor de pediatria na Harvard Medical School, Fasano explica que, enquanto alguns profissionais de saúde alternativos usam o termo "síndrome do intestino permeável" para descrever uma variedade de problemas de saúde que vão desde queixas gastrointestinais até sintomas neurológicos, ele prefere o conceito de perda de função de barreira intestinal. "A síndrome do intestino permeável foi culpada por alguns praticantes não convencionais como a razão de quase tudo o que está errado com uma pessoa. Com o desenvolvimento desse modelo de ratos para estudar a inflamação, poderemos separar a ciência da especulação", diz ele.

O autor principal Sturgeon acrescenta: "O uso desses camundongos nos permitirá obter informações sobre mecanismos específicos pelos quais a permeabilidade intestinal aumentada dependente da zonulina pode afetar o início da doença, a gravidade clínica e os resultados, e até mesmo a prevenção possível".

Jinggang Lan, PhD, do MIBRC também é co-autor do artigo Annals of New York Academy of Science. O estudo foi apoiado pela DK048373 do National Institutes of Health.
Artigo Original
Sturgeon C, Lan J, Fasano A. Zonulin transgenic mice show altered gut permeability and increased morbidity/mortality in the DSS colitis model. Ann N Y Acad Sci. 2017 Apr 19. doi: 10.1111/nyas.13343. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 28423466.

0 comentários:

Postar um comentário