Google Analytics Alternative

OS DIFERENTES TIPOS DE AÇÚCAR PRESENTE NOS ALIMENTOS.

terça-feira, 6 de junho de 2017
Uma frase que escuto com frequência em minha prática clínica é “Lá em casa só entra alimento integral, não como nada de açúcar!”, mas basta começar a perguntar sobre os hábitos alimentares para ver que não é bem assim..

Apesar de ser senso comum de que o alimento IN NATURA é a melhor opção para nossa saúde, nossa vida corrida torna difícil (ou quase impossível) vivermos sem consumir os alimentos industrializados. Apesar de existirem boas opções no mercado, existem também muitas “pegadinhas”. Uma delas é achar que, como o alimento não é doce e é integral, ele deve ser uma boa opção e, muitas vezes não é! Isso porque diversos produtos industrializados não deveriam, mas eles levam diferentes tipos de açúcar em sua fórmula principalmente para melhorar a aceitação (sabor) do produto. Abaixo, segue uma lista que fiz com mais de 20 tipos de diferentes de açúcar que a indústria usa e, quando você se deparar com mais de um deles em um único produto, o ideal é rever seu consumo.



Se você lembrou de um tipo que não está na lista, deixe nos comentários que eu incluo. Nela, não levei em consideração outros tipos de carboidratos que, dentro do nosso corpo serão convertidos à glicose. A farinha branca, por exemplo, não é um açúcar, mas é rapidamente absorvida e pode ocasionar picos de hiperglicemia.

Para dar um exemplo do que ocorre na prática, selecionei três produtos tidos como “fit” ou saudáveis, entre parênteses coloquei a posição que ele ocupa na lista de ingredientes (lembre-se que a ordem é um indicativo da quantidade utilizada no produto. O 1o ingrediente é o mais presente e assim por diante..):

Barra de castanhas - 4 tipos: xarope de glicose (3o), açúcar (5o), açúcar invertido (6o), polidextrose (11o – é um açúcar que funciona como fibra e uma parte não é absorvida);

Torrada multigrãos - 3 tipos: açúcar (4o), extrato de malte (7o), açúcar invertido (12o) – torrada com três tipos de açúcar que, se somados, ocupariam qual posição na lista de ingredientes?;

Pão 100% integral - 2 tipos: açúcar (3o), açúcar mascavo (8o) – porque um pão integral tem dois tipos de açúcar?;

...a parte mais importante do produto é a LISTA DE INGREDIENTES, não adianta consumir nada com baixa caloria se o que for utilizado nele for de baixa qualidade! Sendo assim, na próxima vez que for às compras, vá com tempo e paciência para descobrir o quanto os produtos comercializados podem ser um bom motivo pelo qual você não alcança seus resultados.

0 comentários:

Postar um comentário