Google Analytics Alternative

USE OS ÍNDICES DA CARGA GLICÊMICA A SEU FAVOR.

segunda-feira, 26 de junho de 2017
De um lado o açúcar, pães, arroz, macarrão e refrigerantes. De outro, aveia, feijão, grão de bico, maçã, mamão, banana prata, amora, morango, leite e pães com adição de grãos. Aprimorar o equilíbrio entre esses alimentos pode fazer uma grande diferença na saúde, estendendo a saciedade, reduzindo a vontade de comer e até fazendo diminuir o risco de desenvolvimento da diabete tipo 2.

A palavra-chave é carga glicêmica (CG), um indicador que relaciona o índice glicêmico (IG) com a porção usualmente consumida de cada alimento, como explicam a professora associada Elizabete Wenzel de Menezes e a pós doutoranda Eliana Giuntini, ambas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, do Food Research Center e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Alimentos e Nutrição, da Universidade de São Paulo. “O consumo rotineiro de alimentos ricos em açúcares e amido disponível – os de alta CG – está relacionado ao aumento no risco de doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, diabete e obesidade. Ter a glicemia elevada por muitos anos, pela ingestão de alimentos de alto IG, pode provocar resistência à insulina e desenvolver diabete tipo 2”, dizem.

Alimentos com CG baixa ajudam no controle da fome, promovem menor velocidade de digestão e absorção e retardam a sensação de saciedade, fala o médico nutrólogo Guilherme Giorelli, membro da Associação Brasileira de Nutrologia.


0 comentários:

Postar um comentário