Google Analytics Alternative

VITAMINA D PROTEGE CONTRA GRIPES E RESFRIADOS.

segunda-feira, 26 de junho de 2017
De acordo com um estudo global, suplementos de vitamina D protegem contra infecções respiratórias agudas, incluindo resfriados e gripe.

Os resultados publicados no BMJ são baseados em uma nova análise de dados de cerca de 11.000 participantes de 25 ensaios clínicos realizados em 14 países, incluindo o Reino Unido, EUA, Japão, Índia, Afeganistão, Bélgica, Itália, Austrália e Canadá. Individualmente, estes ensaios produziram resultados contraditórios, com alguns relatando que a vitamina D protege contra infecções respiratórias e outros não mostrando nenhum efeito.

O principal pesquisador, o professor Adrian Martineau do QMUL (Queen Mary University of London), relatou: “Este grande esforço colaborativo de pesquisa produziu a primeira evidência definitiva de que a vitamina D realmente protege contra as infecções respiratórias. Nossa análise de dados brutos combinados de cada um dos 10.933 indivíduos permitiu esclarecer a questão da vitamina D funcionar em alguns ensaios, mas não em outros.

“Basicamente, os efeitos protetores da suplementação da vitamina D são mais fortes naqueles que têm os níveis mais baixos da vitamina, e quando a suplementação é dada diária ou semanalmente é melhor que em doses mais amplamente espaçadas. Alimentos fortificados com vitamina D fornecem uma ingestão estável e de baixo nível da vitamina praticamente eliminando sua deficiência. Em demonstrar este novo benefício, o nosso estudo reforça o caso da introdução de alimentos fortificados para melhorar os níveis de vitamina D em países como o Reino Unido, onde sua deficiência é comum”.

A “vitamina do sol” parece proteger contra infecções respiratórias ao aumentar os níveis de peptídeos antimicrobianos – substâncias naturais semelhantes aos antibióticos – nos pulmões. Os resultados do estudo se encaixam com a observação de que os resfriados e a gripe são mais comuns no inverno e na primavera, quando os níveis de vitamina D estão em seu nível mais baixo. Eles também podem explicar por que ela protege contra ataques de asma, comumente provocados por vírus respiratórios.

A suplementação diária ou semanal reduziu pela metade o risco de infecção respiratória aguda em pessoas com níveis mais baixos de vitamina D – abaixo de 25 nanomoles por litro (nmol/L). No entanto, pessoas com níveis mais elevados também se beneficiaram, embora o efeito tenha sido mais modesto (redução de risco de 10%). Em geral, a redução do risco de infecção respiratória aguda induzida pela vitamina D foi semelhante ao efeito protetor da vacina contra a gripe para doenças semelhantes à gripe.

As infecções respiratórias agudas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo. As infecções respiratórias superiores, como resfriados e gripe são a razão mais comum para consultas médicas e dias de atestado ou folga. As infecções agudas das vias aéreas inferiores, como a pneumonia, são menos comuns, mas causaram cerca de 2,65 milhões de mortes em todo o mundo em 2013. A suplementação de vitamina D é segura e barata, tendo um ótimo custo benefício para as reduções nas infecções respiratórias agudas.

O estudo foi conduzido por um consórcio de 25 investigadores de 21 instituições em todo o mundo.

Traduzido por Essentia Pharma

0 comentários:

Postar um comentário