Google Analytics Alternative

PÃO OU TAPIOCA?

sábado, 12 de agosto de 2017

A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e o pão é feito com farinha de trigo. Os dois são fontes de carboidratos que fornecem energia para o nosso corpo.

Tanto a tapioca como o pão branco tem alto índice glicêmico, o que significa que ao serem digeridos no nosso organismo, são absorvidos rapidamente. Além disso, são pobres em micronutrientes (vitaminas e minerais).

Na tabela abaixo, temos um comparativo do valor nutricional do pão francês, da fécula de mandioca e da fécula de mandioca hidratada (esta é a que compramos no supermercado para o preparo de tapioca em casa):

Pão francês
1 unidade (50g)
Fécula de Mandioca
(50g)
Fécula de Mandioca hidratada
(50g)
Valor energético (kcal)
150
165
117
Carboidratos (g)
29
40
27
Proteínas (g)
4
0.3
1
Gorduras (g)
1.6
0.1
0
Fibras (g)
1.2
0.1
0
Sódio (mg)
324
1
0

Concluindo, nenhum alimento é perfeito ou completo. Por isso, os dois podem ser incluídos dentro de uma alimentação equilibrada. Normalmente recomendamos uma alimentação rica em fibras e aí pensamos no pão integral. Também é possível adicionar semente de chia ou linhaça durante o preparo da tapioca. Assim conseguimos aumentar um pouco o valor nutricional. Mas a dieta (dieta = alimentação) é para o resto da vida, então a melhor solução é ter variedade nas refeições, para não cair na monotonia e para garantir o consumo de todos os nutrientes que precisamos.


Fonte: Abeso.

0 comentários:

Postar um comentário