Google Analytics Alternative

PROBIÓTICOS E FIBRAS NA PREPARAÇÃO ESPORTIVA.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Nos últimos anos, a suplementação de probióticos tradicionalmente se concentrou mais do que na saúde intestinal, mas, também, em condições alérgicas, metabólicas, inflamatórias e respiratórias. O funcionamento gastrointestinal é importante não só para o organismo como um todo, mas, também, para regular a adaptação ao exercício físico. Alguns estudos, desde 2006, examinavam a influência do uso de suplementos à base de probióticos em atletas ou indivíduos altamente ativos, indicando benefícios clínicos que merecem atenção.

A prática de exercícios físicos regularmente exige esforço significativo do organismo; e as doenças do trato respiratório podem prejudicar o desempenho dos atletas, principalmente, dos profissionais. Um estudo publicado pelo Clinical Nutrition mostrou evidências sobre o impacto positivo dos probióticos na saúde respiratória de adultos saudáveis, revelando que homens e mulheres que consumiram uma dose diária desses compostos, durante os cinco meses do período de estudos, apresentaram uma significativa redução no risco de doenças respiratórias e, consequentemente, melhoraram o rendimento durante provas de competição ou treinamento intenso.

Outro fator relacionado à melhora do desempenho é no tocante à modulação da microbiota intestinal. Quando o intestino do atleta é regulado, o equilíbrio orgânico melhora positivamente devido à maior absorção de nutrientes, para garantia dos substratos adequados que serão utilizados durante a realização do exercício.

Um dos fatores limitantes no desempenho esportivo é a disponibilidade de energia ao longo do circuito ou prova. Em vista disso, a microbiota é responsável por metabolizar os polissacarídeos complexos em ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que podem ser utilizados como fonte energética para as células hepáticas e musculares, melhorando o desempenho e promovendo a manutenção da glicemia ao longo do período em atividade. Esses AGCC regulam a atividade de neutrófilos, reduzem a permeabilidade da mucosa do cólon e inibem as citocinas inflamatórias, controlando o ambiente redox celular, o que pode contribuir para atenuação dos sintomas de fadiga em atletas. As fibras alimentares, principalmente, solúveis, são componentes da dieta que influenciam na modulação dessas bactérias benéficas no trato gastrointestinal, por isso, sua adequação é fundamental para melhorar, consequentemente, a de atletas.

REFERÊNCIAS

PRESCOTT, S.L.; BJÖRKSTÉN, B. Probiotics for the prevention or treatment of allergic diseases. J Allergy Clin Immunol., v. 120, p. 255-262, 2007.

RAIZEL, R. Efeitos do consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos para o organismo humano. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 66-74, jul./dez. 2011.

SOUZA, F. et al. Prebióticos, probióticos e simbióticos na prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Rev Paul Pediatr., v. 28, n. 1, p. 86-97, 2010.

WEST, N. et al. Probiotic supplementation for respiratory and gastrointestinal illness symptoms in healthy physically active individuals. Clinical Nutrition, v. 33, n. 4, p. 581-587, 2014.


Fonte: Nutrição esportiva brasil.

0 comentários:

Postar um comentário