Google Analytics Alternative

PÃO VERDE SEM GLÚTEN.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Pão verde sem glúten
Lindo de morrer esse Pão verde sem glúten, sei que você vai adorar a receita e claro, o resultado final. Mas antes, quero contar um pouquinho – e falar um pouquinho mal também (nutri é nutri, né?) do pão branco, apresentando os motivos pelos quais esse produto não é legal para seu consumo diário.

Pão é uma coisa que todos amam. Se ele for saudável, então, que alegria! O pão tradicional, branco, não é nutritivo, vou explicar o motivo.

O pão tradicional branco tem em média 119 calorias em 2 fatias – que equivale a uma porção. Mas a questão não é apenas numérica, é sobre os ingredientes usados, que são de baixa qualidade.

Em geral são esses ingredientes a seguir: Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, açúcar, óleo vegetal de soja, glúten, sal, vinagre, emulsificantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos, estearoil-2-lactil lactato de cálcio e polisorbato 80, conservadores: propionato de cálcio e ácido sórbico e melhoradores de farinha: fosfato monocálcico e ácido ascórbico.

Essa lista de péssimos ingredientes, que começa com farinha branca, resulta em um produto rico em carboidratos, em média 23g por porção e apenas 1,3g de fibras alimentares – que são importantes para evitar e combater excesso de peso, melhorar transito intestinal, prevenir doenças como câncer, dislipidemia e diabetes. São ainda pobres em proteínas e ricos em gorduras saturadas.

Uma alternativa é consumir pães integrais de boa qualidade e pães artesanais, comprados ou feitos em casa – sempre de olho nos ingredientes! Essa receita de pão verde sem glúten é UMA ÓTIMA ALTERNATIVA, PORQUE É FÁCIL, RÁPIDA E NUTRITIVA. E gostosa, lógico!

O Pão verde natural é tem uma composição muito melhor! Rende 15 fatias, cada uma com as seguintes informações nutricionais:

71 calorias por fatia, contra 60 do pão branco (em média), porém são calorias de melhor qualidade, já que o pão verde natural caseiro não tem aditivos químicos!
6,4g de proteína, contra apenas 2,3g do pão branco (em média)
3,2g de gorduras, contra as 0,65 do pão branco, porém, oriundas de óleo vegetal de baixa qualidade. Já a do pão verde natural vêm em maior parte dos ovos!
0,63g de fibras (confesso que isso preciso aumentar, talvez colocando aveia no próximo!). No pão branco têm, em média, 0,5 de fibras em uma fatia.
6g de carboidratos contra 11,5g em média de cada fatia de pão branco!
63,7mg de sódio, também é menos que no pão branco (umas 80mg).

Sem falar que não coloquei açúcar e nem aditivos químicos, conservantes… Essas coisas que nosso corpo não precisa receber. 

Veja a receita agora do Pão Verde Natural. Não se preocupe se você não tiver algum dos ingredientes, vou colocar idéias de substituições.

Ingredientes:
– 4 folhas de couve mineira (pode trocar por brócolis, espinafre)
– 4 gemas
– 4 claras
– 1/3 de xícara de leite de coco light
– 1/3 de xícara de água filtrada em temperatura ambiente
– 250g de ricota fresca
– 1 colher de café de sal
– 1/2 xícara de farinha Teff (pode substituir por fécula de batata)
– 1/2 xícara de mistura para pães Schar (pode substituir por farinha de coco clara)
– mix de temperos italianos a gosto (qualquer tempero que você goste… orégano, alecrim)
– 2 colheres de café de fermento químico

DICA: conservar na GELADEIRA. AQUECER PARA CONSUMIR que ele volta a ficar fofo. Ele é mais pesadinho que o pão branco.

Modo de preparo:
1 – No liquidificador coloque nesta ordem: Leite de coco, água, gemas, ricota. Desta forma você garante que seu liquidificador vai conseguir bater direitinho.

2- Bata até misturar e adicione a couve, sal e tempero. Bata até ficar um creme verde uniforme. Reserve.

3- Em seguida, bata as claras em neve até obter picos firmes. Reserve.

4- Em um recipiente, misture os secos: as duas farinhas e o fermento.


5- Coloque o creme verde nos secos e misture até obter uma massa uniforme.

6- Adicione as claras em neve lentamente e vá misturando devagar até incorporar tudo.

7- Coloque em uma fôrma de pão pequena e untada com azeite.

8- Leve ao forno pré-aquecido, temperatura de 230graus, por 40minutos.

E está pronto!

Fonte: Cozinha fit.

0 comentários:

Postar um comentário